Falar sobre cuidar da pele para lembrar a importância do autocuidado

O lançamento do novo creme hidratante da Barral deu o mote para uma conversa inspiradora (e tão necessária!) sobre a importância do autocuidado e das rotinas de skin care.

Coordenadora editorial da SELFIE
  • 16 nov 2023, 16:53

A Barral reuniu influencers, jornalistas, amigos e fãs da marca para apresentar o novo creme hidratante multiusos Hydra+, mas não se ficou por aqui e fez questão de proporcionar um momento de reflexão e partilha entre os convidados, pelo que, nesse dia, tive a oportunidade de conduzir uma talk com duas mulheres que admiro.

A primeira parte foi sobre a importância do autocuidado com Tânia Correia, psicóloga clínica, mestre em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental nas áreas da infância e da adolescência; autora dos livros Menina, Mulher, Mãe e Laboratório de Emoções e da página de Instagram 3'Ms; fundadora da própria equipa de psicólogas e minha parceira na rubrica Bem Me Quer by Barral, na qual, ao longo de 12 episódios, e com o apoio da Barral, conversámos sobre maternidade, parentalidade e saúde mental de pais e filhos. Sobre a Tânia, importa ainda dizer que é co-autora de duas filhas maravilhosas: a Letícia, de oito anos, e a Mel, de um... e tudo isto sem beber um único café por dia! Parece impossível, não é?

Já na segunda parte da talk, conversei com Iolanda Pereira, mestre em Ciências Farmacêuticas e pós-graduada em Cosmetologia Avançada. No caso da Iolanda, a paixão pela cosmética surgiu na adolescência, naquela fase do temível acne severo. Hoje, tem um blogue, um e-book, dá aulas, faz aconselhamento de dermocosmética e trabalha no digital com marcas nas quais acredita.

 

"O autocuidado está intrinsecamente ligado ao autoconhecimento e à nossa noção de merecimento."

 

O lançamento do novo hidratante da Barral deu o mote para uma conversa inspiradora (e tão necessária!) sobre a importância do autocuidado, que está intrinsecamente ligado ao autoconhecimento e à nossa noção de merecimento. Refletimos sobre o quão pode ser difícil, por vezes, pormos em prática o autocuidado e sobre por que é que tantas pessoas encaram o autocuidado como um ato de egoísmo, fazendo-nos sentir quase culpadas por... imaginem... cuidarmos de nós... e levando-nos até a ter medo do julgamento alheio. A psicóloga Tânia Correia alertou ainda para a importância de darmos exemplo, enquanto pais, para que os nossos filhos se inspirem e seja mais fácil, no futuro, colocarem em prática o autocuidado.

Desconstruímos, também, a ideia de que cuidarmos de nós, da nossa imagem ou da nossa pele não é uma questão meramente estética, mas, também, de saúde, de rotinas e de hábitos. É vidente que existem fatores externos que influenciam positiva ou negativamente a nossa pele, mas, muitas vezes, somos nós próprios que usamos produtos desadequados às nossas necessidades ou que desconhecemos para que servem os produtos que estamos a usar. Nesse contexto, lembrámos a importância de hidratarmos a pele, de forma a evitarmos consequências a curto, médio e longo prazo. Iolanda Pereira partilhou, ainda, conselhos para termos em conta na hora de escolher um hidratante como o Hydra +, um produto de um quilo, multiusos, dermatologicamente testado, que pode ser usado por toda a família, em pele normal e seca.

 

"Cuidarmos de nós, da nossa imagem ou da nossa pele não é uma questão meramente estética."

 

A talk terminou com uma iniciativa promovida pela psicóloga Tânia Correia, que desafiou os convidados a juntarem-se dois a dois para experimentarem o novo creme da Barral, ao mesmo tempo que diziam por que é que pessoa que tinham ao lado merecia cuidar de si.

O evento terminou com um beauty workshop conduzido pelo talentoso Makeup Artist Ely, que deu dicas preciosas de maquilhagem e mostrou que o novo Hydra+ também pode ser usado como creme de rosto.

Cátia Soares
Coordenadora editorial da SELFIE

Relacionados