TVI

Por que motivo não tem feito novelas? José Condessa explica

Numa entrevista exclusiva, concedida para a SELFIE, o ator José Condessa falou sobre a preparação para a série da TVI "A Filha".

José Condessa é um dos protagonistas de "A Filha", uma das séries que a TVI vai estrear em breve. Esta é mais uma série que o ator, de 25 anos, junta a um currículo, repleto de participações nesses formatos, para além de incursões em filmes. Aliás, desde 2021 que José Condessa não faz parte do elenco de uma telenovela... É uma coincidência ou é uma escolha? O ator respondeu-nos, em exclusivo: "Tem calhado. No caso desta série, felizmente, tenho a oportunidade de estar neste projeto, que me agrada mesmo muito. De resto, nestes últimos anos, tenho tido a oportunidade de fazer mais séries, teatro e cinema, mas não é bem uma escolha. São os projetos que nos são propostos... Às vezes, sim, temos de escolher entre um e outro e, felizmente, têm corrido bem as minhas escolhas, porque tenho tido a oportunidade de fazer projetos de que estou a gostar muito e que me fazem crescer, também."

O artista contou, também, um dos aspetos que mais o agrada, ao participar numa série, em comparação com o formato de telenovela: "Para mim, como ator, agrada-me muito a preparação da personagem. Consigo preparar um mundo de uma pessoa muito diferente do que sou e do que fiz antes. A novela tem desafios que são interessantes e que me fazem crescer, enquanto ator. A novela é uma maratona de alguns meses, obrigando-nos a estarmos frescos, todos os dias, e a inovar, para que não acabemos por cair na repetição, que é o erro que, na minha opinião, pode afetar um ator, é uma armadilha, por estarmos dez meses a fazer uma novela, todos os dias, durante dez horas. A série traz-nos outro tempo. E, acima de tudo, ter uma obra fechada, antes de começarmos a filmar, para mim, permite construir a personagem de uma forma mais verosímil, sem estarmos ao sabor do vento do que vai acontecendo. E acho que isso é muito positivo. É mesmo muito positivo. Para mim, enquanto ator, gostando de me transformar, sinto-me mesmo muito feliz por fazer séries e cinema."

Para José Condessa, a preparação para a personagem de "A Filha" foi uma experiência diferente: "Este Paulo é carpinteiro. Comecei mesmo por aí. Tive cerca de cinco ou seis dias de trabalho numa carpintaria para ver como funcionavam as máquinas, para além do estudo normal em que, às vezes, a própria Internet nos ajuda. Acho que o estudo prático é muito bom. Tive de pôr a mão na massa e sentir como é o hábito destas pessoas e como é a forma, genericamente, de trabalharem e, depois, tentar trazer isso para o universo desta personagem, para o lado emocional deste Paulo, o lado mais tímido, já que é uma personagem mais contida, e como é que isso me podia ajudar a construir esta história, tentando afastar-me daquilo que sou como pessoa."

Nesta história, assinada por Patrícia Müller, José Condessa interpreta um jovem que é pai, mas não aceita logo a criança, entrando, posteriormente, numa disputa judicial com o casal adotivo. "Há uma divisão entre dois lados: o da minha personagem e o das personagens do Diogo [Infante] e da Dalila [Carmo]. Apesar de nunca contracenarmos, esta divisão vai refletir um contraste que acho que é importante para a própria história. E não há um lado certo, nem um lado errado. Há é uma diferença entre estes dois mundos, o que torna o projeto muito mais sumarento", garantiu o ator.

Recorde-se que, em declarações exclusivas à SELFIE, José Condessa também fez uma reflexão e contou como se vê daqui a 26 anos, abordou os projetos internacionais em que está envolvido e, ainda, teceu rasgados elogios à protagonista da história, que interpreta a personagem que dá o nome à série.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de José Condessa, nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados