Entrevistas

Revelados detalhes sobre "Sr. Rui": "Rui Nabeiro confiou que se podia fazer uma grande história"

A SELFIE esteve à conversa com os autores da minissérie "Sr. Rui", que mostra o percurso e o legado de Rui Nabeiro.

Os dois episódios da minissérie "Sr. Rui", que mostra o percurso e o legado de Rui Nabeiro, vão ser exibidos nos próximos dias 19 e 20, terça e quarta-feira, respetivamente, pela TVI.

A SELFIE esteve à conversa, recentemente, com os autores da trama, Manuel Arouca, Sara Rodi e Vera Sacramento.

"Este projeto nasce em Campo Maior. Apresentaram-me ao senhor Rui Nabeiro e ele confiou que se podia fazer uma grande história. Depois, durante a pandemia, tivemos muitas conversas. Mas o nosso primeiro encontro aconteceu ainda antes", começou por dizer o argumentista, que é o grande mentor do projeto.

"Escreveu-se um original e, a partir daí, comecei a trabalhar com a Sara e a Vera. Elas desenvolveram-no para guião, com o apoio do Leonel Vieira, que é o realizador da minissérie", prosseguiu.

A maior dificuldade passou, na opinião dos três, em "encontrar o guião final". "Tínhamos mesmo muito material e, claro, para condensar tudo teve de haver muita seleção", referiram as escritoras.

Manuel Arouca, Sara Rodi e Vera Sacramento revelaram que a principal mensagem da série é "o amor pela terra" de Rui Nabeiro, que morreu no dia 19 de março de 2023, aos 92 anos. "O espírito empreendedor e a superação também", destacaram ainda.

Os autores da trama confidenciaram, também, que, em "Sr. Rui", o telespectador poderá ver Rui Nabeiro retratado até "aos 90 anos".

Por fim, falou-se, ainda, da escolha de José Raposo, que, na trama, dá vida à personagem principal entre os 45 e os 90 anos.

"A escolha foi completamente do nosso agrado", confessaram. "Ficámos, aliás, muito tranquilos quando soubemos que seria ele. É uma garantia de qualidade e o José Raposo entrega-se muito ao trabalho", comentaram.

Manuel Arouca foi mais longe. "É uma justa homenagem ao Zé, que é muito visto como cómico. As personagens dramáticas dele são as melhores. Um pouco na linha do Nicolau Breyner. É incrível", rematou.

Recorde-se que, na história, Rui Nabeiro é interpretado por três atores em diferentes fases da vida. "Salvador Pires, Afonso Lagarto e José Raposo protagonizam a vida do comendador na infância, juventude e já adulto, respetivamente. Também Alice, a sua mulher, será interpretada por três diferentes atrizes, Lara Chelinho, Ana Guiomar e Carla Andrino. Os atores Ricardo Raposo e Diana Marquês Guerra dão vida aos filhos do comendador, João Manuel e Helena Maria. O papel do neto, Rui Miguel, vai ser desempenhado por Diogo Lopes", revelou, recentemente, a TVI em comunicado.

Relacionados

Patrocinados