Entrevistas

Carla Andrino revela pedido inusitado do realizador da série "Senhor Rui"

A atriz Carla Andrino encara um desafio profissional bastante importante.

Carla Andrino é uma das protagonistas da série "Senhor Rui", que será emitida, em breve, na TVI e que retrata a vida e obra de Rui Nabeiro, fundador do grupo Delta.

Em conversa com a imprensa, num dos dias de gravações, a atriz confessou que interpretar Alice Nabeiro - mulher de Rui Nabeiro - é uma mistura de orgulho e responsabilidade: "Uma amiga minha disse-me que estava a gravar história. E é isso que sinto. Sinto muito orgulho por ter sido escolhida para interpretar a Alice Nabeiro, mas, sobretudo, é uma grande responsabilidade. De facto, é uma família muito importante, muito carismática."

A atriz abordou, também, como se preparou para este desafio: "Estive em Campo Maior [terra em que o grupo Delta cresceu]. Não tive contacto com a Senhora Dona Alice. Mas andei aí nas ruas, a ouvir o povo que me disse como é que era. Porque há poucas entrevistas da Dona Alice - ou quase nenhumas. E atrás de um grande homem, costuma estar uma grande mulher. E é uma mulher discreta, mas presente. Vejo-a assim. E assertiva, com muito carinho pelo Rui. E ele pela Senhora Dona Alice. Sempre que ela falava sobre a família, falava com muito carinho. Ela é uma mulher de família, mais contida, mas igualmente meiga."

Garantindo que "é um bombom" contracenar com José Raposo - que dá vida a Rui Nabeiro na fase mais madura -, Carla Andrino mostrou, ainda, a cumplicidade que a une a Ana Guiomar, que interpreta a versão mais jovem de Alice Nabeiro: "Sim, falámos e combinámos algumas coisas. Mas as pessoas, com a idade, também vão se redescobrindo e reinventando. Nem a Ana Guiomar tem de ser a preparação do que sou, nem eu... É um processo, como em tudo na vida: vamos alterando feições, gestos, formas de estar, filosofia e propósitos de vida... O propósito fundamental que está aqui estabelecido é que é uma mulher de família."

Entre Carla Andrino e Alice Nabeiro há muitas qualidades em comum, tal como a própria atriz frisou: "A história de amor pela família, a meiguice, a assertividade... É tudo isto, mas mais contido. Nunca tinha trabalhado com o Leonel [Vieira, o realizador] e, quando o vi e o cumprimentei com um 'bom dia' com um sorriso rasgado, ele disse-me logo: 'Estás a ver esse sorriso? Estás a ver essa luz?' E eu respondi: 'É para apagar!' E ele: 'Exatamente.'"

Dando vida a Alice Nabeiro entre os 50 e os 90 anos, Carla Andrino elogiou o processo de caracterização: "Foi giríssimo. Já fizemos os 65 e já fizemos os 90 anos, em fotos. Fizemos um processo de caracterização em que se acentuaram, sobretudo, as minhas rugas de expressão. [...] Mostrei as fotos ao meu marido [o maestro Mário Rui] e ele disse-me que estava lindíssima."

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Carla Andrino, nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados