No Instagram

O impactante desabafo de Vera Kolodzig: "No último mês, dois conhecidos acabaram com a própria vida"

Vera Kolodzig falou sobre o estigma que continua a existir em redor da saúde mental.

No Instagram, Vera Kolodzig escreveu um avassalador texto em que explana sobre a saúde mental.

"No último mês, recebi notícias de dois conhecidos que acabaram com a própria vida. Na minha vida, pelo menos mais três. Fez-me pensar muito sobre a quantidade de pessoas doentes de tristeza, sem capacidade de encontrar significado ou ver outras soluções. A tristeza como emoção faz parte, como obsessão é doença. Fez-me pensar na quantidade de casos semelhantes, em quantas pessoas sofrem em silêncio, na forma como nos relacionamos e como a nossa sociedade está montada de forma a não conseguirmos expressar a nossa verdade e pedir ajuda. Não sabemos mesmo o que está por trás de um sorriso, qual a história que passa pela cabeça de cada um. Pergunto-me o que posso fazer em relação a isto", começou por dizer a atriz.

Vera Kolodzig prosseguiu falando de um caso com o qual lida diretamente. "Tenho uma familiar próxima com uma doença mental grave e talvez isso me tenha feito querer tanto cuidar da minha saúde mental e falar sobre isso publicamente. A psicoterapia não devia ser um privilégio, devia ser encarada como uma necessidade geral", defendeu.

Depois, falou sobre o ex-namorado, Ruben Maio, que luta contra um cancro. "O meu grande amigo (em tempos namorado) Ruben Maio foi diagnosticado com cancro em fevereiro. Prometeram uma consulta de psicologia, a que todos os doentes oncológicos têm direito. Estamos em junho e nunca foi contactado, mesmo depois de quatro ciclos intensos de quimioterapia. Felizmente, está bem, tem acompanhamento psicológico por escolha própria e a sua saúde mental está protegida por isso e por um grupo de apoio forte", contou.

"Depois, ainda há o apoio psicológico crucial aos familiares que rodeiam doentes oncológicos, mentais ou quem tomou uma decisão drástica. Estes são tantas vezes esquecidos! É muito triste pensar que tantas pessoas não conseguem encontrar significado na vida, um significado mais forte do que acabar com ela - muitas vezes por desequilíbrios químicos não diagnosticados", lamentou a atriz.

No final, Vera Kolodzig deixou um forte apelo aos seguidores: "Cuidem da vossa saúde antes de ficarem doentes. Cuidem das vossas emoções antes de serem arrebatados por elas. Acabem com a vergonha e a culpa de pedir ajuda."

Relacionados

Patrocinados