TVI

Sara Prata radiante com desafio profissional "incrível"

Numa entrevista exclusiva, concedida à SELFIE, a atriz Sara Prata mostrou-se radiante com um novo projeto profissional.

É já no próximo dia 29 de dezembro que se estreia nos cinemas um filme de animação que promete divertir miúdos e graúdos - "O Incrível Maurice".

Sara Prata dá voz a uma das personagens desta aventura, a Malícia, e, em exclusivo, a atriz, de 38 anos, contou-nos por que motivo gostou tanto de dar vida a esta jovem obcecada por livros: "Deu-me imenso gozo a fazer, porque é uma personagem cheia de energia, com um mundo próprio, aliás, muito criativo. Ela é a senhora da criação das histórias incríveis, é uma personagem completamente apaixonada pelo mundo dos livros e pelo mundo das histórias e acaba por ir ajudando estes protagonistas do filme a criarem os momentos altos e que, depois, têm de chorar e, depois, têm de sorrir... Ela é assim: interage muito com a história. É a verdadeira produtora deste mundo paralelo. É muito gira."

A artista afasta qualquer parecença com a personagem animada: "Não, é uma personagem de desenhos animados, não temos de nos rever em tudo. O nosso trabalho de atores não consiste em rever-nos, mas, sim, darmos essa realidade às personagens. Neste caso das dobragens, é super giro e interessante conseguirmos, através da voz, passarmos essas emoções. Até porque os desenhos animados estão cada vez mais interessantes e preenchidos, com muitas emoções, muita realidade. Então, é muito giro conseguir, através da voz, dar essa credibilidade e realidade às personagens e fazer com que, no mundo mágico das crianças, essas personagens existam."

São muitos os motivos para que, na opinião de Sara Prata, este filme se distinga de outras histórias: "A ilustração está incrível, o desenho está espantoso, é incrível como cada vez mais se começa a produzir mais e melhor, com mais qualidade os filmes de animação. E, lá está, os temas abordados, os lemas de vida, a mensagem transmitida que é uma mensagem empoderadora, com uma realidade muito boa e pontos positivos para serem transmitidos a crianças e adolescentes. São, sem dúvida, mensagens cada vez mais poderosas, através de imagens cada vez mais reais, mais divertidas, tem um lado de humor incrível... São cada vez mais inteligentes estes contos animados. É mesmo muito interessante, acho que é mesmo uma história para toda a família ir ao cinema: desde criança até à avó, vai mesmo entreter a família inteira. É bastante completo, nas piadas, no texto, na forma das personagens. É, sem dúvida nenhuma, um conto para toda a família ir ao cinema."

De facto, para além de fazer divertir espetadores de várias faixas etárias, "O Incrível Maurice" é, igualmente, um filme que deixa algum espaço para a reflexão: "Tem uma mensagem que nos toca, sobre entreajuda, sobre não mentirmos... E sobre como alguém muito pequenino ou insignificante, aos olhos de outras pessoas, de repente, pode conseguir chegar a ser alguém e transformar, por completo, o mundo."

E será que a filha de Sara Prata, a pequena Amélia, de dois anos, já vai ver o filme nos cinemas? A atriz responde: "Ela é, ainda, muito pequenina. Ainda não a levei ao cinema, eu tento equilibrar um bocadinho o tempo de ecrã com a Amélia, gosto mais de lhe dar, neste momento, Natureza, de irmos para a rua e estar mais com ela do que o ecrã. O ecrã ainda vai sendo introduzido, aos poucos, na vida da Amélia, que ainda não tem capacidade de concentração para ficar aquele tempo todo numa sala. E eu também não quero fazer isso, então, o mais provável é quando conseguirmos ter acesso ao 'Maurice' em casa, aí, sim, ela vai ver com certeza e achará o máximo ouvir a minha voz e, de repente, ver um boneco com a minha voz."

Veja, agora, imagens de Sara Prata, na apresentação à imprensa do filme "O Incrível Maurice".

Relacionados

Patrocinados