TVI

A sobremesa está pronta! Descubra quem é quem no reboot de "Morangos com Açúcar"

Chegou finalmente o dia do regresso de "Morangos com Açúcar" à TVI. Já conhece as novas personagens? Se não, preste muita atenção a este artigo.

Foram meses de espera que, agora, chegam ao fim. O reboot de "Morangos com Açúcar", que resulta de uma parceria entre a TVI e a Prime Video, estreia-se, esta segunda-feira, dia 23, com novas e antigas personagens a movimentarem-se num espaço que os fãs da produção juvenil bem conhecem: o Colégio da Barra.

Madalena Aragão e Vicente Gil dividem o protagonismo, enquanto Margarida Corceiro dá vida à má-da-fita. Mas há muitos novos talentos prontos para se destacarem na nova era da trama que marcou uma geração.

Para os telespectadores que assistiram fielmente às primeiras temporadas de "Morangos com Açúcar", especial atenção para cinco personagens: as de Rita Pereira, Pedro Teixeira, Sara Barradas, Vítor Fonseca e Tiago Castro. Passaram praticamente duas décadas desde que todos eles se evidenciaram na série da TVI e deixamos já uma garantia: as vidas de Soraia, Simão, Diana, Cifrão e Crómio deram uma reviravolta e também prometem prendê-lo ao pequeno ecrã.

Veja, agora, quem é quem no reboot de "Morangos com Açúcar".

Alberto Charrua - Beto (Graciano Dias)
É o namorado de Marília. É um gigante musculado, bem-disposto e pouco esperto. Personal Trainer geralmente desempregado e passador de droga na Linha do Cascais. Vive pendurado lá em casa, para desespero de Olívia. No entanto, é ele quem geralmente medeia as discussões desta com a tia.

Álvaro Caiado (Sérgio Praia)
É o pai de Gabi e é um empresário que fez fortuna com investimentos financeiros. É sócio de Simão, na clínica. O homem do dinheiro. Após a morte da mulher, ele dedicou-se à filha. Recentemente em crise de meia-idade, conheceu Jéssica (que é pouco mais velha do que Gabi) e ela mudou-se lá para casa. Ele tenta equilibrar os conflitos entre a namorada e a filha, nem sempre com sucesso.

Ben (Guilherme Rocha)
É o irmão mais novo de Fred. Ao contrário do irmão, sempre foi certinho e cumpridor. Deu muitas alegrias aos pais que depositam nele todas as esperanças. Calado e ensimesmado, quase nem se dá por ele e, nas raras vezes em que tenta intervir, é logo reduzido à sua insignificância. Porém, esta personagem “invisível” guarda em si muitas surpresas.

Bruno Campelo (Gonçalo Braga)
É irmão de Olívia. Como ela, foi admitido no Colégio da Barra com uma bolsa. Está envolvido com um gang de jovens delinquentes de bairro. Autocentrado e revoltado, é uma dor de cabeça permanente para a irmã.

Carol (Ana Andrade)
Estuda no Colégio da Barra. É uma rapariga carente e insegura que luta com problemas de aceitação e autoestima. Ela desvaloriza tudo o que tem de positivo e foca-se nos pontos fracos. Procura desesperadamente a aprovação dos outros, na maneira como se veste e como tenta chamar a atenção e agradar a todos.

Cifrão (Vítor Fonseca)
É professor de dança. Membro dos D’ZRT é o professor mais popular entre os alunos. Quando é lançado o concurso de talentos, ele torna-se o alvo de todas as atenções e de todos os esquemas.

Cris Cavalcante (Catarina de Carvalho)
É uma aluna brasileira, cujo pai é promotor de diversão noturna. Ele é divorciado e a relação entre os dois é muito próxima. Bem resolvida do ponto de vista familiar, Cris tem um problema de excesso de peso, mas parece conviver bem com ele, até sofrer bullying na escola. É expansiva e simpática. Canta muito bem. Está apaixonada por Santiago e sofre porque ele não lhe liga nenhuma, mas nunca desiste.

Dalila Castro (Fernanda Serrano)
É professora de português e tem um casamento estável com o namorado de longa data. O casal tentou ter filhos durante muitos anos e o insucesso estava a afetar a relação quando, finalmente, surgiu um filho adotivo. É uma mãe-galinha, obcecada com a saúde e o desenvolvimento do bebé, o que afeta o seu desempenho profissional.

Duarte Navarro (Simão Fumega)
É irmão de Miguel. Ao contrário do irmão mais velho, mata-se a estudar para não desiludir o pai e entrar em Medicina. Os colegas mantêm-no por perto porque ele lhes faz os trabalhos e deixa-os copiar nos testes. Está apaixonado por Gabi, mas não tem coragem para se revelar e reprova o comportamento do irmão que não a valoriza.

Emília Coelho (Rita Guerner)
É a “segunda escrava” de Gabi. Tal como Pipa, imita a estrela do colégio e faz tudo para lhe agradar, na esperança de se banhar na sua popularidade. Tenta ser mais Gabi do que a própria. Os pais têm uma banca de frutas no mercado local que ela diz ser uma loja gourmet. Ela tenta a todo o custo esconder as suas origens mais modestas e estar à altura das amigas, tornando-se por isso mais vulnerável à manipulação. Está apaixonada por Duarte, que não lhe dá atenção.

Filipa Gomes - Pipa (Mafalda Peres)
É a “primeira escrava” de Gabi. Pouco esperta, trapalhona e insegura, colou-se à amiga e imita-a em tudo: nos looks, nos maneirismos, nos sonhos. É a única filha de Soraia que quer que a filha tenha sucesso onde ela falhou. Policia-lhe a dieta, as toilettes e as redes e empurra-a para Zé Maria, sem suspeitar que ele é gay e que a sua família está falida. Pipa não tem coragem de dizer à mãe que se sente mais atraída por raparigas e vai entrando no jogo dela, originando situações que geralmente correm mal.

Frederica Amorim - Kika (Beatriz Frazão)
É uma rapariga irreverente, curiosa e provocadora. Foi adotada quando era bebé e não conhece a sua família biológica. Cresceu num ambiente estável e caloroso e é emocionalmente bem resolvida. Tem um podcast humorístico onde comenta tudo o que se passa no colégio e conhece muitos segredos, dos alunos e dos professores. Namora com Harry, mas só às vezes, pois acredita no poliamor.

Frederico Romão - Fred (Cláudio de Castro)
Pouco amigo dos livros, é um eterno repetente. É filho tardio de um português e de uma angolana. Foi iludindo os pais, mas estes agora fazem-lhe um ultimato: ou termina o secundário, ou vai trabalhar para a oficina de bate-chapa com o pai. O maior talento de Fred é fazer vídeos que, quanto menos nexo têm, mais likes têm. Ele acredita que os vídeos o vão tornar famoso, dispensando um trabalhoso curso superior. É amigo de Miguel, mas balança entre as tribos, para recolher ideias com potencial.

Gabriela Caiado - Gabi (Margarida Corceiro)
É a rapariga mais gira do colégio. Influencer digital cobiçada por muitas marcas, muito popular, fútil e vítima da moda. Parece estar sempre por cima. Na verdade, a aparente autoconfiança esconde um trauma familiar. Ela perdeu a mãe muito cedo e o seu pai, um empresário em crise de meia-idade, vai casar com uma rapariga pouco mais velha do que ela que, para cúmulo, é professora de Educação Física no colégio. Gabi gosta de Miguel com quem namorou no último ano letivo. Durante as férias fizeram uma pausa. Ao ver Miguel interessado em Olívia, ela faz um pacto com Santiago para separar os dois.

Inspetora Diana Almeida (Sara Barradas)
É uma ex-aluna do Colégio da Barra que teve uma gravidez na adolescência. Hoje, para seu grande desgosto, ela tem uma relação distante com o filho. Acabou o curso e entrou para a Polícia Judiciária. Dedicou-se à carreira onde brilhou pelo empenho. A Polícia é a sua vida.

Jéssica Alves (Beatriz Godinho)
É professora de Educação Física. Muito jovem, gira e atlética, namora com o pai de Gabi e recentemente mudou-se para sua casa. Gabi considera-a uma pistoleira e odeia-a porque ela lhe roubou o seu lugar.

Kelly Navarro (Dina Félix da Costa)
É uma psicóloga britânica que vive em Portugal há vinte anos. Casou com Simão após a morte da sua mulher, mas adaptou-se mal ao conservadorismo da família do marido. Dedicou-se aos enteados, como se eles fossem seus filhos. Tem uma relação especialmente próxima com Miguel. Os dois são amigos e confidentes e é nela que Miguel se refugia quando frustrado com a intransigência do pai. É a psicóloga do Colégio da Barra e tem vários livros de psicologia publicados.

Luana Chissola (Cintia Semedo)
O seu pai é um rico empresário cabo-verdiano e ela vive longe da família, numa residência de estudantes. Socialmente consciente e militante da cultura woke, ela esconde um crush por Pipa, que representa tudo o que ela detesta.

Miguel Navarro (Vicente Gil)
É filho de Simão e Ana Luísa. Simão é médico e diretor das Clínicas Navarro. Ana Luísa morreu e Simão casou depois com Kelly que é como uma mãe para Miguel e Duarte, o seu irmão. Miguel cresceu entre dois mundos: a família do pai, conservadora e rígida e o espírito livre da madrasta. Escolheu o segundo para desespero do pai que quer que os filhos sigam medicina para continuarem a tradição familiar. Miguel é surfista e sonha fazer carreira nos circuitos de surf. Reprovou um ano, uma grave falha que Simão atribui ao surf.

Olívia Campelo (Madalena Aragão)
Vem de uma família disfuncional. Tem quatro irmãos, órfãos como ela e entregues a uma tia com problemas de drogas e alcoolismo. Os pais morreram há três anos num acidente. O único rendimento da família provém da loja de conveniência da tia e das pensões de sobrevivência dos cinco irmãos, administradas pela tia. Olívia cuida dos irmãos e ainda estuda, por isso as aulas não lhe correm muito bem. Ela é o “bombeiro” da família, constantemente chamada para salvar as situações.

Pedro França - Harry (Tomás Taborda)
É o melhor amigo de Miguel. Autodenominado a partir de Harry Styles, o seu ídolo, cresceu numa família arco-íris rodeado de afetos e tem uma autoestima à prova de bala. Uma das suas mães é estilista e ele quer fazer carreira em moda não-binária. É otimista, bem-humorado e solidário, mas tem pouca paciência para preconceitos. Namora com Kika.

Purificación Moreno - Puri (Victoria Oliver)
É espanhola, filha de uma cantora famosa. O seu pai é português e ela está a passar o ano em Portugal, com o irmão gémeo. É simpática e popular. Muito competitiva, ela é jogadora de Padel e quer fazer carreira no desporto, contrariando a mãe que quer fundar uma dinastia de estrelas musicais.

Sancho Moreno (Oskar de la Fuente)
Irmão gémeo de Puri, é filho de uma famosa cantora espanhola. Mais reservado do que a irmã, geralmente é arrastado por ela. Como Puri, ele joga Padel, mas não tem grandes ambições. É o fator de equilíbrio na difícil relação de Puri com a mãe.

Santiago Matoso (Rui Pedro Silva)
Tem sempre mais do que os outros. Mais dinheiro, mais raparigas apaixonadas por ele, mais amigos. É egocêntrico e por vezes cruel, mas também encantador e envolvente. É filho de Matoso, o diretor do Colégio. Os pais separaram-se e a mãe foi viver para o estrangeiro. Ele vive sozinho com o pai que sempre o mimou demais. É emocionalmente descompensado, mas tenta esconder isso a qualquer custo. É o líder do popular grupo de Influencers e irá disputar Olívia com Miguel, um jogo que muito lhe agrada. Tal como Miguel, ele pratica surf e a rivalidade entre os dois vem de longe.

Simão Navarro (Pedro Teixeira)
É o pai de Miguel e Duarte. De família conservadora, a rebeldia da adolescência já se diluiu no pragmatismo. Ele tirou Medicina, associou-se a um investidor e hoje é diretor clínico e sócio nas Clínicas Navarro. Quer que os filhos lhe sigam os passos e choca de frente com Miguel que se rebela contra ele. Foi casado com Ana Luísa até à sua morte prematura, ainda os filhos eram muito pequenos. Casou depois com Kelly que foi como uma mãe para Miguel e Duarte.

Soraia Rochinha Gomes (Rita Pereira)
É a irmã de Ana Luísa. Sempre um passo atrás da irmã, Soraia invejava tudo o que ela tinha. Casou com um construtor civil que se divorciou dela recentemente, porque não conseguia aturá-la deixando-a numa situação financeira precária. Ela montou uma empresa de eventos que não tem grande sucesso, mas que vai dando para manter a aparência de uma independente mulher de negócios. Na verdade, está desesperada por conseguir outro marido rico e quem está mais à mão é o cunhado, Simão. É mãe de Pipa e projeta todas as suas ambições na filha.

Valter Matoso - Crómio (Tiago Castro)
É o diretor do Colégio da Barra e o pai de Santiago. Sempre foi um aluno brilhante e, quando acabou o curso, foi admitido como professor, até que o diretor se reformou e ele assumiu as suas funções. Orgulha-se do que conseguiu. Tem ética de esforço e de trabalho que tenta transmitir ao filho. O casamento correu-lhe mal porque ele dedicou demasiado tempo à carreira e sente-se culpado pelo divórcio, tentando compensar Santiago, que se aproveita disso.

Zé Maria Teles da Gama (António van Zeller)
É o melhor amigo de Santiago. Um “agrobeto” de família disfarçadamente falida, que se pendura no dinheiro e popularidade do amigo para estar sempre nas melhores guest lists. É bully e homofóbico para esconder que é gay. Falta-lhe a coragem de contrariar os pais que já escolheram o seu futuro.

Recorde-se que o TVI Player lançou um canal exclusivamente dedicado a "Morangos com Açúcar", com uma programação 24 horas por dia que conta com episódios da série original, concertos dos artistas nascidos na produção juvenil e entrevistas a atores que participaram na trama. Pode também rever todas as temporadas on demand.

Veja, agora, nas galerias que preparámos para si, as primeiras imagens de "Morangos com Açúcar".

Relacionados

Patrocinados