TVI

Filipe Vargas sobre homenagem a Luís Aleluia: "Um espetáculo muito emotivo"

O ator Filipe Vargas participou no espetáculo de homenagem a Luís Aleluia e, em exclusivo à SELFIE, fez um balanço desta iniciativa.

Decorreu no passado sábado, dia 23, o espetáculo de homenagem a Luís Aleluia, no Teatro Armando Cortez.

Filipe Vargas participou nesta homenagem - cujas receitas reverteram para a Casa do Artista - e, em exclusivo à SELFIE, contou como surgiu esta iniciativa: "Só a ideia já tem um peso bom. A ideia deste espetáculo surgiu do próprio Luís Aleluia, que, numa conversa com a diretora musical da 'Noite de Reis', afirmou que seria uma boa ideia - e como a 'Noite de Reis' tinha uma orquestra ao vivo e cantoras líricas - fazer-se um concerto para se angariar fundos para a Casa do Artista. Foi assim que nasceu esta ideia. Entretanto, infelizmente, o Luís morreu, mas a [pianista] Mrika Sefa disse que queria fazer à mesma o espetáculo e deixou de ser apenas um concerto e foram, por exemplo, incluídos textos lidos pelo Rafael Gomes - eram uns poemas escritos pelo próprio Luís Aleluia. Eu escrevi um ensaio sobre o amor e o humor. Houve pessoas que compuseram peças musicais expressamente dedicadas ao Luís e para aquele espetáculo."

"O espetáculo, como um todo, foi muito emotivo. Foi muito emocionante ver aquela sala cheia de gente. A lotação esgotou. E foi bonito de se ver como cada pessoa arranjou uma maneira diferente de homenagear um colega que desapareceu, seja através da voz, da escrita, de um instrumento... Num todo, foi um espetáculo bonito e equilibrado", refletiu, ainda.

Para Filipe Vargas, Luís Aleluia distinguia-se por ser "uma pessoa muito animada, positiva e generosa": "Dizia a toda a gente coisas específicas acerca do trabalho. Elogiava muito as pessoas. Em relação à 'Noite de Reis', estava feliz por ser um sucesso, por as pessoas estarem todas felizes e bem por fazerem o que estavam a fazer e ele verbalizava muito esse privilégio por fazermos o que gostamos - e o público também gostar."

"Como tinha uma veia cómica muito grande, foi ele quem deu o tom mais ligeiro e divertido a essa peça, logo nos primeiros ensaios, tal como já destacou o Ricardo Neves-Neves, encenador da 'Noite de Reis'", fez questão, ainda, de acrescentar o ator.

Recorde-se que, neste momento, Filipe Vargas está em cena com uma peça totalmente diferente da "Noite de Reis".

Relacionados

Patrocinados