SIC

Em lágrimas, Débora Monteiro assume "sentimento de culpa gigante"

A atriz Débora Monteiro partilhou um testemunho emotivo, no qual assumiu um "sentimento de culpa gigante".

No programa "Alta Definição", Débora Monteiro abordou o período desafiante que viveu, após ter sido mãe pela primeira vez: recorde-se que, em julho de 2020, a atriz deu à luz as gémeas Júlia e Alba, após se ter submetido a tratamentos de fertilidade.

"Fui mãe na quarentena, estava fechada em casa. Estava numa bolha em que mal dormia, insegura com o meu corpo, e ia para uma coisa nova que nunca tinha feito na vida [apresentar o programa "Domingão"]. As pessoas com quem falei diziam-me: 'Não vás.' Virei mãe leoa, pensei que tinha duas bebés e que tinha de ir trabalhar", começou por recordar.

Além dessa pressão de terceiros, Débora Monteiro teve de lidar com questões do pós-parto: "Estava com medo de aparecer assim em público, mas não foi o que eu estava à espera, pensei que ia ter vergonha, mas não. […] Gosto de olhar para o espelho e ver-me bem, mas não quero ser refém disso. Aprendi a aceitar-me."

A, também, apresentadora considerou que essa foi uma fase "muito sensível", tendo mesmo chegado a um nível de exaustão. A ajuda do noivo, Miguel Mouzinho, revelou-se essencial.

Juntamente com a apresentação do "Domingão", apenas três meses após ter sido mãe, Débora Monteiro aceitou gravar uma novela para a SIC e ainda acumulava a condução de outro programa de entretenimento.

"Ao fim de um tempinho senti que já não estava a aguentar e fui-me mesmo abaixo. Um apoio essencial foi o da Raquel Tavares", assinalou. Aliás, Débora Monteiro destacou, inclusivamente, um momento em que desatou a chorar no camarim: "Disse à Raquel que não estava bem e que precisava de ajuda. Foi a pessoa certa, porque me ajudou. Foi ela quem me ajudou a procurar terapia."

"Tinha um sentimento de culpa gigante por não ter estado com as meninas. O querer protegê-las e ser mãe leoa, e ir logo trabalhar, fez com que não tivesse tempo com elas. Senti que me dediquei tanto, porque estava muito feliz a trabalhar, estavam a dar-me oportunidades que nem todos têm. Pensei: 'Será que fui egoísta? Será que quis agarrar tudo e fui egoísta?' Isso, às vezes, passa-me pela cabeça, são coisas que ainda estou a resolver", admitiu.

A terapia contribuiu para que diminuísse o sentimento de culpa e, hoje em dia, Débora Monteiro aproveita tempo de "qualidade" com as filhas. "Agora, tenho plena consciência de que aproveito tudo", garantiu.

Veja, agora, algumas das melhores fotografias de Débora Monteiro, nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados