Quis a força de vontade que Sara Barradas começasse o percurso como atriz bastante jovem, aos 11 anos, e se destacasse, neste momento, como um dos jovens valores da representação em Portugal. Numa conversa emotiva com Fátima Lopes, a protagonista da novela "Quer o Destino" - que estreia, na TVI, na segunda-feira, dia 23 de março - revelou que a paixão por atuar acompanha-a desde tenra idade.
"Segundo o que a minha avó me diz, quando tinha quatro ou cinco anos, eu ficava em frente ao televisor, a olhar para o ecrã e a dizer que queria trabalhar 'lá dentro'", contou Sara Barradas, entre risos.
Passados uns anos, quando a ex-moranguita tinha apenas 11, esse desejo concretizou-se: após ter ido a um casting com o avô - e sem o conhecimento da mãe -, Sara Barradas foi escolhida para participar na novela "Amanhecer", escrita por Tozé Martinho...
Aliás, a figura do avô sempre foi bastante marcante para a atriz, que passou por um momento difícil quando o familiar faleceu: "Quando o meu avô morreu, eu estava a gravar uma novela e estava a fazer teatro. Senti o apoio dos meus colegas. [...] Quando vamos para casa, depois, podemos chorar tudo, mas quando estamos a trabalhar... o ator é um fingidor".
De resto, ao longo da entrevista, as lágrimas só lhe vieram aos olhos com a mensagem da avó, Amélia Dias: "A minha avó não consegue falar de mim sem chorar e eu também não. A minha avó é a representação da bondade e da ingenuidade das pessoas. É admiração. Mesmo quando a minha avó ralhava comigo, nunca me julgou".
Os avós foram, inclusive, as pessoas que mais apoiaram Sara Barradas, quando a Vitória de "Quer o Destino" assumiu a relação com José Raposo, 28 anos mais velho do que a atriz: "Os meus avós foram as pessoas a quem eu estava mais receosa de contar, mas foi o oposto. Para eles, o mais importante era que estivesse feliz".
Entretanto, passaram-se dez anos, o casal ganhou uma filha, Lua, que completa um ano de vida no dia 30 de março e a atriz mantém-se uma mulher apaixonada. "Ainda não sei adjetivar [o amor que a une a José Raposo]. Eu acho que é tudo. É um 'amor tudo'. É um amor urgente, um amor paixão... É um 'amor, amor'. É um amor maduro. É um amor de há 27 anos. Nós sentimos, desde o início, que nos conhecemos de algum lado".
(Re)veja a entrevista de Sara Barradas, no programa "Conta-me Como És".