Conta-me

"O que aconteceu no Euro 2000?": Abel Xavier responde!

Na emissão mais recente do programa "Conta-me", o antigo futebolista Abel Xavier falou sobre o lance mais polémico da respetiva carreira.

Abel Xavier marcou presença no programa "Conta-me", no qual abordou a vida pessoal e desportiva. No decorrer da entrevista, Maria Cerqueira Gomes colocou-lhe uma questão, a propósito de um dos momentos mais polémicos da carreira do antigo futebolista: "O que aconteceu no Euro 2000?"

A apresentadora referiu-se ao controverso jogo de França vs Portugal, que ficou marcado por um pénalti contra a Seleção Nacional, por, alegadamente, Abel Xavier ter tocado, com intenção, com a mão na bola. Portugal viria a perder contra a Seleção francesa, naquela que era a meia-final da competição europeia.

"Até hoje, persistem interrogações", começou por afirmar Abel Xavier. "Sou a única pessoa que pode falar sobre aquela situação, mas também sou suspeito, porque as pessoas vão dizer que não aceito que foi penálti. Aceito que a bola me bateu na mão. Mas foi sem intenção. E, depois, colocam-se outras questões: se o futebolista fosse francês, duvido muito que se marcasse penálti", acrescentou.

"Além disso, aquela geração [da Seleção Nacional] merecia. Era o final de uma geração entre 89 e 91. Uma geração que quebrou a clubite entre o Sporting, o Benfica e o Porto, porque, pela primeira vez, fizemos um código de conduta que teríamos forçosamente de respeitar para ganharmos um Europeu. E perdemos nas meias-finais", lamentou.

Abel Xavier recordou, ainda, que saiu do campo e foi para a casa de banho, em lágrimas. No entanto, acabou por ficar associado a incidentes que decorreram num túnel, o que lhe valeu um castigo.

"Senti-me pequeno, injustiçado e sozinho. Foi uma travessia no deserto, em busca da verdade, em busca da justiça", afirmou. Após seis meses "penosos", foi-lhe reconhecida razão.

Veja, agora, na íntegra, a entrevista concedida por Abel Xavier ao programa "Conta-me".

Relacionados

Patrocinados