SELFIE FIT

Sabe o que é Treino Funcional? É muito importante e não é tão complicado quanto parece!

Pedro Marques
Personal Trainer
Sabe o que é Treino Funcional? Saiba o porquê de ser tão importante
Estes são os melhores exercícios para ter uns abdominais de sonho
Trabalha sentado o dia todo? Estes exercícios são fundamentais para garantir uma boa postura
4 exercícios para atingir um corpo perfeito
Pedro Marques na Selfie

O treino funcional está cada vez mais a ser utilizado por quem quer emagrecer, definir e melhorar a condição física geral. O seu objetivo é promover movimentos competentes para tornarem as ações corporais mais estáveis, potentes, fortes, coordenadas e flexíveis.

Esta proposta de treino tem um propósito e o mesmo traduz-se numa atividade para além do seu treino, em que a palavra principal é função. O treino funcional deve ser focado em padrões de movimento com um propósito definido.

Esse propósito pode estar relacionado com a melhoria das atividades do quotidiano, tais como caminhar, agachar para pegar em algo pesado, empurrar, levantar, rodar, ou, mesmo, numa preparação específica para competir num determinado desporto, como futebol, ténis, etc.

Um treino funcional é simplesmente aquele que faz melhorar o corpo de uma forma particular que se traduz diretamente para uma atividade fora ginásio. Para muitas pessoas, a aplicação prática do treino funcional é tornar as atividades diárias fazíveis ou mais fáceis de realizar.

Cada vez mais, os ginásios e estúdios de fitness estão a apostar neste formato de aulas, visto poderem ajudar várias pessoas a desenvolverem e fortalecerem os seus padrões de movimento diários.

O treino funcional melhora a capacidade de o corpo para trabalhar de uma forma eficiente, como uma unidade.

Ao treinarmos vários grupos musculares ao mesmo tempo, estamos a melhorar a funcionalidade do corpo, a desenvolvê-lo como um todo, ou seja, treinamos para promovermos um sistema e não apenas partes individuais que funcionam de forma independente.

No vídeo desta semana, encontrará sete exercícios que ajudam ao inicio do desenvolvimento dos seus padrões básicos de movimento:

- Extensões de braços;

- Agachamento com halteres;

- Lunge lateral;

- Remada bent-over;

- Peso morto;

- Peso morto unilateral;

- Lançamento rotacional com bola.

Bons Treinos!

Acompanhe o personal trainer Pedro Marques no Instagram

Pedro Marques
Personal Trainer