SELFIE FIT

Passa o dia sentado ao computador? Estes exercícios são fundamentais para ter uma boa postura

Pedro Marques
Personal Trainer
Pedro Marques na Selfie

O desenvolvimento da tecnologia e da automatização, com consequente aumento do sedentarismo laboral, são catalisadores da chamada “má postura”, prejudicando gravemente a saúde pública.

Existem cada vez mais pessoas com défice postural, nomeadamente os gamers, os profissionais de condução automóvel e trabalhadores em ambiente de escritório com várias horas de trabalho.

Estes ambientes produzem pessoas mais inativas e disfuncionais, aumentando a probabilidade de contraírem lesões, incluindo dores de coluna (raquialgias), lesões no joelho, entre outras lesões musculoesqueléticas.

Sabia que...

O ser humano está, na sua maioria, menos ativo e não gasta tempo livre a praticar atividade física.

Segundo a NASM (National Academy of Sports Medicine), aproximadamente um terço (33,8%) dos adultos são considerados obesos. Isso também se aplica à população adolescente, na qual 18% dos adolescentes são considerados acima do peso.

Este novo paradigma laboral & lifestyle está a produzir pessoas mais inativas, menos saudáveis ​​e disfuncionais, aproximando o ser humano das lesões.

Sabia que...

Traumatismos do Pé e Tornozelo: na população geral, a fascite plantar foi responsável por mais de um milhão de consultas por ano nos EUA.

Dor lombar: esta dor é uma das principais formas de degeneração músculoesquelética observada na população adulta, afetando quase 80% de todos os adultos.

Lesões no Joelho: a incidência de lesões no joelho também é uma preocupação. Estima-se que 80.000 a 100.000 lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) ocorram anualmente na população dos EUA.

Lesões no Ombro: a dor no ombro é relatada como ocorrendo em até 21% da população geral.

O ser humano está a perder eficiência neuromuscular, ou seja, a capacidade do sistema nervoso e do sistema músculoesquelético comunicarem corretamente, e produzirem movimentos ideais.

O alinhamento postural adequado permite o aumento da eficiência neuromuscular, o que irá ajudar a produzir movimentos corporais eficazes e seguros. A postura correta garante que os músculos fiquem verdadeiramente alinhados, permitindo que assegurem o controlo da relação entre tensão e comprimento muscular.

A postura corporal correta potencia o organismo a produzir elevados níveis de força funcional. Sem isso, o corpo pode “degenerar” ou assumir posturas incorrectas, assim como padrões de movimento alterados e desequilíbrios musculares.

Resumindo, os movimentos corporais corretos levam a uma postura correta, o que ajudará a manter os músculos no comprimento adequado, permitindo que estes trabalhem adequadamente e em consonância. Desta forma, é garantido um movimento articular adequado, maximizando a produção de força e a redução do risco de lesões.

Os cinco exercícios fundamentais para garantir uma boa postura

1. Slider + Rotação Interna e Externa

2. Inchworm com rotação

3. SuperMan

4. OverHeadSquat (com elástico)

5. Pintor

A realização destes exercícios não devem dispensar a supervisão por um profissional técnico.

Não se esqueça de ver o vídeo.

Bons Treinos!

Acompanhe o personal trainer Pedro Marques no Instagram.