No Instagram

Em dia "muito triste", Liliana Campos revolta-se: "Estou enjoada e com vergonha de tudo o que ouvi"

Através do Instagram, a apresentadora Liliana Campos não escondeu a indignação, numa mensagem emotiva.

Sendo católica praticante, Liliana Campos não conseguiu ficar indiferente, perante a atual polémica dos alegados abusos sexuais praticados na Igreja Católica.

"Sou católica. Sou praticante. Acredito em Deus. A minha Fé ajudou-me muito ao longo da Vida. Aplaudi a iniciativa da Igreja Católica em criar uma comissão independente para analisar os crimes sexuais praticados dentro da própria Igreja, constituída por técnicos que merecem o maior respeito dentro da respetiva área", começou por referir, na legenda de uma série de fotografias, na qual surge a acender uma vela, no interior de uma igreja.

A apresentadora, de 51 anos, ainda se mostrou indignada com a decisão de a Igreja em não afastar os padres suspeitos de abusos sexuais: "Quando ouvi o relatório da comissão, receei o que aconteceu hoje [sexta-feira, dia 3 de março] - que as vítimas não fossem colocadas em primeiro lugar. Infelizmente, foi mesmo o que aconteceu. Estou enjoada, enojada e com vergonha de tudo o que ouvi. Até prova em contrário, todos os suspeitos deviam, no mínimo, ficar suspensos, porque, quando a comissão independente entrega uma lista, não o faz levianamente."

"A outra questão é a indemnização das vítimas. Como a própria palavra diz, são vítimas. Crianças, adolescentes, hoje homens e mulheres, que, ao terem sofrido abusos sexuais, passam pela vida, não a conseguem viver. A indemnização deve ser por parte de quem praticou os hediondos atos, mas também pela Instituição, que, em muitos casos, até já sabia do que estava acontecer, tornando-se cúmplice. Diz o povo que 'tão ladrão é o que rouba, como aquele que fica a ver'", acrescentou.

Na opinião da comunicadora, é essencial que a investigação destes abusos sexuais seja levada "até às últimas consequências": "Sim, para mim, a Igreja Católica tem de indemnizar as vítimas, pois muitos destes atos foram praticados dentro das próprias Igrejas, onde, acima de tudo, todos buscamos a Paz Interior. Fala-se numa divisão dentro da própria Igreja, que quer levar tudo isto até às últimas consequências ou os que tentam, de alguma forma, mandar 'areia para os olhos', a ver se isto passa. Espero que ganhe a que quer levar tudo isto até às últimas consequências, porque tudo o que aconteceu não vai passar. Não pode passar…"

"Assim como não vale a pena estarem a criar mais comissões, ainda para mais 'articuladas', o que, provavelmente, quer dizer dependência, o que seria ainda mais vergonhoso e desrespeitador para com as vítimas (sim, vítimas e não acusadores), porque muitas delas só falaram, porque acreditaram na independência de quem as ouvia. Confiaram…", afirmou, ainda, Liliana Campos.

No final da mensagem, a apresentadora sublinhou que acabou por viver, assim, "um dia triste": "Não sei o que o Ministério Público pode fazer com tudo o que foi apurado pela comissão independente, mas há crimes e a Igreja não pode estar acima da Lei. Hoje foi um dia triste. Muito triste."

Veja, agora, as imagens partilhadas por Liliana Campos, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados