A emotiva homenagem do Prof. Dr. João Espírito Santo: "As mulheres da minha vida"

A propósito do Dia da Mulher, o Prof. Dr. João Espírito Santo escreveu um texto dedicado às mulheres mais importantes da vida do médico dentista.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 8 mar 2023, 21:03

Sou um felizardo, ainda tenho a minha mãe e tenho uma tia, a minha Tia Lê. Essas duas senhoras são as minhas mães, as mulheres que cuidam, que me estimam, que me acompanharam durante estes 43 anos. Uma de uma forma muito exigente e que fez de mim um aluno, um médico e, acima de tudo, um pai diferenciador. A outra, a minha tia, mais condescendente, apoiou-me sempre em todas as minhas aventuras e foi-me dando, também, muito apoio quando eu fiz asneiras e que me disse qual era o caminho certo.

É importante percebermos, hoje, com 43 anos, quando olho para o lado e que cresci com outra mulher, que é a minha irmã, com quem aprendi muita coisa que nos aproximou. Agora, talvez por sermos mais adultos, percebemos as diferenças um do outro. Vejo nela uma mulher de trabalho, uma mulher inteligente, mãe de família e, acima de tudo, o mesmo modelo pelo qual foi ensinada: cuidar dos nossos. Acho que esse é o grande segredo de uma mãe, das mulheres que são mães, que se tornam em verdadeiras mães-galinha da sua família que são os pintainhos.

A Mariana. A mulher. Mãe dos meus filhos, esposa, mas primeiro é uma senhora. Independente, profissional, médica dentista, professora, investigadora, mas acima de tudo a minha melhor amiga.

Reconheço-lhe capacidades únicas que fazem dela uma mulher especial, como todos os dias vir-nos trazer, a mim e aos meus filhos, à porta. Consegue dizer o que está certo e o que está errado, da mesma forma como sorri, chora, dá o abraço, o colo e resmunga.

Mulher é algo que nós homens nunca saberemos o que é ser, porque elas geraram e geram vida, e fazem de nós pessoas de bem. Uma mulher saudável é a mulher que deixa o homem viver, ser feliz e que o faz feliz. Há um carinho enorme entre a mulher e o homem, quando se amam. Esse carinho nutre-se com os filhos.

À mulher que eu, hoje em dia, tenho como missão educar, a minha filha Leonor, digo sempre que o principal é dar-se ao respeito, respeitar-se, ser independente e perceber quem nós somos.

A todas as mulheres do mundo: desejo que sejam felizes, livres e que se amem, porque quando uma pessoa se ama consegue ser feliz.

A todas as mulheres: recebam um sorriso. Quem ama, cuida!

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados