Nacional

"Há cuidados específicos na saúde oral da mulher?": Prof. Dr. João Espírito Santo esclarece!

O Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, no dia 8 de março. Como tal, o nosso foco vai para a consciencialização da saúde oral na mulher.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 7 mar 2023, 13:07

As necessidades e cuidados que as mulheres devem ter para manter uma boa saúde oral vão mudando um pouco, no decorrer das diferentes fases da vida.

As mulheres passam por alterações hormonais ao longo das suas vidas, desde a puberdade até a menopausa. Essas alterações hormonais podem afetar a saúde oral, principalmente durante a gravidez, pois a mulher, nesta fase, pode ser mais propensa a doenças gengivais. A situação agrava-se, se não existirem cuidados adequados de higiene oral. Por isso, é muito importante que a grávida faça uma higienização correta da sua boca, mantenha uma dieta equilibrada e visite regularmente o seu médico dentista.

A menopausa também pode afetar a saúde oral: neste período, tal como na gravidez, as alterações hormonais podem afetar a saúde oral das mulheres. Durante a menopausa, as mulheres podem sentir a boca seca, o que pode levar a um aumento do risco de cárie dentária e doenças periodontais. Recomenda-se uma hidratação adequada (se possível sempre com água) e uma terapia de reposição hormonal também pode ajudar a aliviar esse sintoma. Quando a mulher se encontra nesta fase, deve informar o seu médico dentista, de forma a estabelecer uma periodicidade mais frequente de consultas.

Outro problema muito comum nas mulheres é a osteoporose. Conforme a idade avança, é comum acontecer a diminuição da concentração de cálcio. Pode provocar problemas periodontais até mesmo à perda dos dentes.

Bons hábitos de saúde oral são importantes, independentemente da idade ou sexo. Isso inclui escovar os dentes duas vezes ao dia, usar fio dentário diariamente, o uso de colutório, ter uma alimentação equilibrada e consultar um dentista regularmente para check-ups e limpezas.

Em suma, as mulheres têm considerações únicas de saúde oral relacionadas a alterações hormonais e outros fatores. É importante que as mulheres sejam proativas em manter bons hábitos, ao longo das suas vidas, para prevenir problemas de saúde oral.

 

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados