Entrevistas

João Espírito Santo submetido a nova cirurgia: "Aprendi a dar valor a pequenas coisas"

Numa entrevista exclusiva à SELFIE e poucas horas após ter tido alta, João Espírito Santo falou sobre a mais recente cirurgia a que foi submetido.

Foi no final de 2019 que João Espírito Santo sofre um acidente de viação, quase fatal, que o deixou em coma 13 dias e o obrigou, na altura, a ser submetido a dez cirurgias.

As sequelas do acidente, que como o médico dentista já referiu várias vezes lhe mudou a vida, persistem e João Espírito Santo foi, agora, submetido a uma nova intervenção para tratar um neuroma [N.R.: tumor benigno do tecido nervoso].

"Tenho um neuroma, com fibrose junto ao pescoço e orelha, que me dá dores no dia a dia. Aprendi a viver com dor permanente", começa por contar o médico dentista à SELFIE.

"Ter um neuroma é aprender a viver com a dor", acrescenta João Espírito Santo, que destaca o "trabalho excelente" da equipa que o acompanhou, desde o "Dr. Pedro Negrão, um dos obreiros da recuperação da função da mão a 100%" e, agora, da equipa do Hospital de São João, no Porto, liderada pela Dra. Joana Costa, médica especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, e pelo Dr. Bernardo Correia : "Foram sempre muito honestos comigo ao longo de todo o tratamento e valorizo muito isso, assim como a Humanidade que houve em todo o tratamento. Não há nada melhor do que saber o que se passa comigo e poder explicar, calmamente, aos meus filhos os diferentes passos do tratamento."

Agora, seguem-se mais seis cirurgias e, segundo conta, "a equipa médica está muito confiante" de que, daqui a três meses, "quando chegar a prótese de orelha", ficará "ainda melhor".

Pai de Leonor, João e Bernardo, o médico dentista destaca que não há melhor tratamento do que chegar a casa, "após dois dias de internamento, e receber o 'miminho' da família. Aprendi a dar valor a pequenas coisas do dia a dia e a dar, cada vez mais, valor à saúde".

Agora, João Espírito Santo diz que vai manter a tradição familiar, e juntamente com a mulher, a também médica dentista Mariana Seabra, e dos três filhos, vai gozar a época de Carnaval e mascarar-se a rigor.

Relacionados

Patrocinados