Nacional

João Canijo conquista Urso de Prata em Berlim

O filme "Mal Viver", de João Canijo, venceu no passado sábado, dia 25, o Urso de Prata para o prémio do júri do 73.º Festival de Cinema de Berlim, anunciou o júri na cerimónia de palmarés.

Com Lusa
João Canijo
João Canijo

No discurso, João Canijo agradeceu à equipa de produção e distribuição, assim como à equipa que criou o filme, "composta quase completamente por mulheres", nomeando, em especial, a diretora de fotografia, Leonor Teles.

"Para terminar, [agradeço] às mulheres que me deram a vida para este filme, as atrizes, são maravilhosas e deram-me a sua vida", afirmou o realizador português.

O realizador terminou a intervenção, declarando "Slava Ukraini!" ("Glória à Ucrânia!").

Na edição deste ano do Festival de Berlim, o Urso de Ouro de Melhor Filme, prémio principal do festival, foi para "Sur l'Adamant", do realizador francês Nicolas Philibert. O troféu foi entregue aos produtores Céline Loiseau, Gilles Sacuto e Miléna Poylo.

João Canijo esteve na competição desta edição do festival com duas longas-metragens interligadas, que tiveram estreia em secções distintas: "Mal Viver" esteve na competição oficial e "Viver Mal" na secção Encontros.

De acordo com a sinopse, "Mal Viver é a história de uma família de várias mulheres, de diferentes gerações, que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e pelo rancor que a chegada inesperada de uma neta vem abalar, no tempo de um fim de semana".

"Viver Mal" segue, em paralelo àquela história, focando-se nos hóspedes que passam pelo hotel.

O elenco conta, sobretudo, com mulheres, como Rita Blanco, Anabela Moreira, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, às quais se juntam Nuno Lopes e Rafael Morais.

Relacionados

Patrocinados