TVI

Iva Domingues fala sobre "Máquina da Verdade": "Há casos em que tento dar um grito de alerta"

A apresentadora Iva Domingues conversa com a SELFIE sobre o programa "Máquina da Verdade", projeto que abraça desde o início do ano.

O dia 6 de janeiro marcou o arranque de um novo desafio profissional para Iva Domingues. A apresentadora, de 46 anos, voltou a estar à frente de "Máquina da Verdade" - agora transformado em programa autónomo -, depois de tê-lo feito quando substituía Fátima Lopes em "A Tarde é Sua", numa altura em que o formato era um segmento do extinto vespertino.

Em declarações exclusivas à SELFIE, Iva Domingues explica como é estar à frente da nova aposta dos finais de tarde da TVI. "É preciso muito respeito, porque os temas são muito delicados. Há uma grande vulnerabilidade. Alguns temas são mesmo muito difíceis. Tento tratá-los com a maior dignidade e respeito por quem está ali sentado", comenta a apresentadora.

"Nunca é fácil. Acho que é preciso uma grande coragem para quem está ali. Há uma grande exposição, portanto, só podemos tratar toda a gente com o maior respeito e dignidade possíveis. Não há outra maneira de encarar. E não é motivo para grande alegria, porque geralmente são temas pesados e complicados, que provocam muita frustração e dor. Portanto, obviamente, o meu registo tem de estar ao nível do que está a acontecer", sublinha.

Para alguém que tem voz ativa em relação a vários flagelos da nossa sociedade, não é tarefa fácil não intervir em algumas das emissões de "Máquina da Verdade". "No final do teste, tento ser absolutamente imparcial, mas há muitos casos, sobretudo quando há violência doméstica ou abusos envolvidos, em que tento sempre dar um grito de alerta. É mais forte do que eu e eu empatizo com quem se senta ali. Tento não interferir até ao teste, mas depois, pelo menos, dou um conselho. Pergunto se o querem, obviamente, e tento dá-lo da melhor forma", assume Iva Domingues.

Além de "Máquina da Verdade", a apresentadora conduz "É da Casa", programa que revisita os 30 anos da TVI e que a estação de Queluz de Baixo transmite nas manhãs de domingo. Durante o período em que acumula estes dois formatos, Iva Domingues ausentou-se da equipa do morning show "Esta Manhã", composta ainda por Nuno Eiró, Sara Sousa Pinto, Pedro Carvalhas e Susana Pinto.

Veja, agora, as melhores imagens de Iva Domingues à frente do programa "Máquina da Verdade".

Relacionados

Patrocinados