Nacional

Prof. Dr. João Espírito Santo desvenda cuidados a ter com os implantes dentários

Os implantes dentários oferecem uma solução moderna para a substituição de dentes ausentes ou perdidos.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 23 mai 2023, 09:59
João Espírito Santo
João Espírito Santo

No entanto, para obter resultados duradouros, é necessário que os pacientes sejam conscientes da importância de ajudar a prevenir problemas graves e a aumentar o tempo de vida dos implantes dentários. É importante que os pacientes sejam informados sobre as boas práticas de higiene e manutenção dos implantes dentários, e que sejam encorajados a aderir a essas práticas de forma consistente.

Aqui estão as principais razões pelas quais a manutenção regular é necessária para implantes dentários:

Higiene Oral: uma boa higiene oral é fundamental para a saúde dos implantes dentários. Placa bacteriana pode acumular-se na superfície do implante e nos tecidos gengivais circundantes, levando à inflamação e infeção. A escovagem regular, o uso do fio dentário, o uso do jato e o uso de elixir oral antimicrobiano ajudam a remover a placa e prevenir infeções orais, que podem comprometer a estabilidade e a longevidade dos implantes.

Prevenção da peri-implantite: a peri-implantite é uma condição que envolve inflamação e infeção dos tecidos ao redor do implante dentário. É semelhante à doença periodontal, mas ocorre em torno de implantes em vez de dentes naturais. A manutenção regular, incluindo consulta profissional e de Higiene Oral, ajuda a remover placa, tártaro e bactérias das superfícies do implante e reduz o risco de peri-implantite. A intervenção e o tratamento oportunos são cruciais para evitar mais complicações e falha do implante.

Monitoramento da estabilidade do implante: consultas de rotina com seu médico dentista permitem que ele avalie a estabilidade dos seus implantes dentários; que avalie os tecidos gengivais circundantes; que verifique sinais de perda óssea (os implantes dentários são osteointegrados, o que significa que eles dependem dos tecidos gengivais e do osso circundantes para suporte). Ao manter uma boa saúde oral, ajuda a preservar a integridade das estruturas circundantes, o que é vital para o sucesso a longo prazo dos implantes. A deteção precoce de quaisquer problemas ou alterações pode levar a uma intervenção imediata e evitar uma possível perda do implante.

Os implantes dentários são projetados para serem duradouros, mas o seu sucesso depende de vários fatores. A manutenção regular ajuda a garantir que os implantes permaneçam estáveis ​​e funcionais ao longo do tempo. Ao manter consultas de rotina, limpezas e boas práticas de higiene oral, aumentamos as possibilidades de os implantes dentários durarem muitos anos.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados