Nacional

Prof. Dr. João Espírito Santo: as vantagens dos alinhadores invisíveis

A estética é cada vez mais valorizada no nosso dia a dia. Na área da medicina dentária, e quando se trata de um tratamento ortodôntico, este fator é muito importante. Daí a relevância dos alinhadores.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 1 mai 2023, 12:25
João Espírito Santo
João Espírito Santo

Os aparelhos de ortodontia convencionais com brackets de metal são altamente visíveis e podem afetar a aparência, principalmente em adultos que se podem sentir constrangidos ao usá-los.

Nas últimas décadas, foi introduzido, no campo da ortodontia, um novo sistema de terapia termoplástica com alinhadores transparentes. São várias as marcas disponíveis no mercado.

Os alinhadores são transparentes/invisíveis são preditíveis, cómodos, indolores e oferecem uma opção esteticamente mais agradável para o tratamento ortodôntico. A maioria dos utilizadores destes alinhadores são jovens e adultos, uma vez que satisfaz as considerações estéticas e funcionais.

Todo este processo se inicia com uma consulta com um ortodontista, que avaliará os seus dentes e determinará se é um bom candidato para usar alinhadores.

Os alinhadores invisíveis são feitos sob medida para se ajustarem aos seus dentes, o que significa que são projetados para serem confortáveis ​​e eficazes.

O tratamento é constituído por uma série de alinhadores transparentes removíveis, que o paciente usa sequencialmente para atingir o resultado esperado. Cada conjunto de alinhadores é usado por um período de tempo especifico, geralmente duas semanas, antes de ser substituído pelo próximo conjunto da série. Ao longo do dia, deve ser sempre usado durante 22 horas.

Inicialmente, o foco principal dos alinhadores transparentes removíveis foi resolver casos de pequenos apinhamentos e pequenos espaços entre os dentes. A pesquisa e o desenvolvimento contínuos permitiram o tratamento mais complexo de más oclusões. Atualmente, é um dos sistemas mais pretendidos em ortodontia.

Além de serem menos percetíveis, podem ser removidos para a ingestão de alimentos e bebidas, para qualquer evento importante e para a manutenção da higiene oral. Consegue escovar os dentes e usar fio dentário normalmente, sem a necessidade de usar ferramentas ou técnicas especiais para limpar o aparelho.

No geral, os alinhadores podem ser uma opção eficaz e conveniente para alinhar os dentes. É importante consultar um ortodontista para determinar se os alinhadores são a escolha certa para si.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados