Nacional

Dentes tortos, muito mais do que uma questão estética: o que diz o Prof. Dr. João Espírito Santo sobre o tema

Os dentes tortos são um dos principais motivos de visita ao consultório de medicina dentária.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 24 abr 2023, 19:05

O desalinhamento dos dentes (os dentes tortos), para além da componente estética, dificulta a higiene oral, devido à maior dificuldade em conseguir-se uma escovagem eficiente e a ​passagem com o fio dentário, favorecendo assim o aparecimento de mau hálito (halitose), de cárie dentária​ e à acumulação de tártaro​.

Os dentes tortos podem, ainda, afetar a autoestima, ​pois as pessoas com dentes tortos, quer seja por apinhamento projetado para fora ou inclinado para dentro, podem ser levadas a inibir o sorriso por vergonha, o que pode afetar a sua vida social.

Felizmente, esta situação de dentes tortos é passível de correção, ou seja, ​é possível fazer um alinhamento dos dentes, permitindo obter o resultado final pretendido, quer em termos estéticos e quer em termo funcional. ​Este tratamento deve ser efetuado não apenas porque é feio ou por motivos estéticos, mas também por motivos de ordem funcional ou de má oclusão.

O tratamento para endireitar os dentes passa, normalmente, pelo tratamento, através da colocação de aparelho ortodôntico, usado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes.​ As forças exercidas pelo aparelho permitem a movimentação dos dentes para a sua posição correta. ​Ou seja, esta movimentação resolve o problema do desalinhamento, desde que seja efetuado o diagnóstico de forma correta e o tratamento instituído com a técnica adequada. Caso contrário, os dentes voltam a ficar tortos, mesmo depois de usar aparelho.

​Podemos subdividir os aparelhos ortodônticos em:

Aparelhos fixos - os aparelhos dentários fixos, geralmente, são apenas considerados para correção nos adolescentes e adultos;

Aparelhos removíveis (ou móveis) tradicionais ou invisíveis/ transparentes.

O tempo de utilização do aparelho vai depender da técnica utilizada para a correção, assim como da severidade do mau posicionamento dentário. ​Pode existir a necessidade de extrair ("tirar" ou "arrancar") um ou mais dentes, antes ou durante o tratamento com o aparelho dentário.​ Outra solução de tratamento mais rápido e indicada quando a situação de espaço o permite, é o recurso à prótese fixa, através da colocação de facetas, coroas ou pontes, normalmente em cerâmica, que são cimentadas em posição alinhada sobre os dentes tortos.

As facetas cerâmicas são uma fina camada em cerâmica, desenhada e aplicada na parte da frente dos dentes. É um dos tratamentos mais procurados de embelezamento dos dentes naturais. Na maioria dos casos é um procedimento simples, mas de elevada exigência estética e técnica para obter um sorriso que permita corrigir as falhas estéticas e dar uma aparência natural. Os casos de dentes manchados, desgastados, fraturados, desalinhados, com espaços entre eles, são alguns dos casos em que podemos colocar facetas dentárias. Quando os recursos económicos não permitem o recurso a este tipo de materiais cerâmicos, existe a possibilidade de recorrer a técnicas de compósito que permitem fazer um desenho do sorriso também esteticamente e funcionalmente agradável, embora seja uma técnica com menor durabilidade no tempo, devido a estar mais exposta aos pigmentos do dia-a-dia.  

Apenas o médico dentista poderá, após consulta de diagnóstico com alguns meios auxiliares de diagnóstico, aconselhar a melhor solução, de modo a corrigir ou alinhar os dentes.​ O médico dentista terá que avaliar previamente a situação, de modo a informar o paciente das vantagens e desvantagens de cada método​.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados