Entrevistas

Tiago Castro: "Escolho olhar com humor para as minhas desgraças"

O ator Tiago Castro concedeu uma entrevista exclusiva à SELFIE, na qual abordou o papel importante do humor para a respetiva saúde mental.

Sendo o mais recente convidado especial da campanha "Viva! Para lá da depressão", Tiago Castro concedeu uma entrevista à SELFIE, na qual fala sobre a depressão que enfrentou, depois de ter participado, pela primeira vez, na série "Morangos com Açúcar" e durante a época em que residiu em Nova Iorque. Nesta entrevista, o ator, de 40 anos, ainda abordou o caminho da recuperação.

Além disso, Tiago Castro contou como cuida, diariamente, da saúde mental: "O facto de priorizar a minha saúde já é o primeiro passo mais importante. Sei quando tenho de parar e não finjo que não vejo. No meu dia a dia, criei hábitos saudáveis que me ajudam bastante, como a minha corrida matinal, o facto de estar perto do mar e a meditação. Além disso, tenho sempre tempo de qualidade com a minha mulher e, quando estou com os meus familiares, aproveito mesmo a companhia deles. Não vivo a pensar no futuro, adoro estar no presente. Aprendi a apreciar as coisas simples da vida."

O humor, mais propriamente o espetáculo "Daqui de Baixo" - da autoria de Tiago Castro -, também é uma forma de preservar a respetiva saúde mental: "O humor é mais do que um escape, é uma escolha. Escolho olhar com humor para as minhas desgraças, mas nem sempre o consegui fazer. Hoje, escolho falar de mim assim, ver-me assim, porque acredito que o humor é uma ferramenta muito poderosa e que é mais fácil ligar-me aos outros através dela. O meu espetáculo é uma viagem ao melhor e ao pior de mim, que tinha tudo para ser densa, mas que apresento de forma leve. Tem sido muito gratificante receber o carinho do público, mas confesso que é também terapêutico para mim."

"Como todos os seres humanos, tenho dias bons e dias maus, mas, felizmente, sinto-me curado da depressão. De qualquer forma, estou sempre atento a sinais e, se um dia não estiver bem, saberei disso", completou.

Caso esteja a sofrer de algum problema psicológico, tenha pensamentos autodestrutivos ou sinta necessidade de desabafar, deverá recorrer a um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral, podendo, ainda, contactar uma das seguintes entidades:

- Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159

- SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 213 544 545 

- Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

- Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 030 707

- SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

Relacionados

Patrocinados