Entrevistas

Em testemunho raro, Salvador Nery declara-se: "Tive a felicidade de encontrar uma supermulher"

Em conversa com a imprensa, Salvador Nery falou sobre o novo desafio na TVI - com a novela "Cacau" - e aproveitou para se declarar à mulher, o grande apoio do ator.

Salvador Nery tem um novo desafio na TVI: o ator, de 34 anos, integra o elenco da nova novela da TVI, "Cacau".

Em conversa com a imprensa, à margem das gravações desta história assinada por Maria João Costa, Salvador Nery falou sobre a personagem que interpreta: Tomané.

"À partida, entro no episódio 25. A personagem é um bom polvo em cima daquelas personagens. No outro dia, falava com a Maria João Costa e ela dizia que a personagem já tinha um motor próprio e que se instala na história, porque tem uma função de desenrolar os acontecimentos", começou por contar o artista.

"É um novelão à antiga. A TVI conseguiu voltar a essa fórmula de um grande enredo, cheio de traições, desventuras, grandes paixões... E a minha personagem tem essa habilidade e esperteza de se enfiar onde não é chamado, mas ser muito útil para que o desenrolar da ação aconteça. E serve-se disso. É uma pessoa cheia de expedientes. Ele começa por ser jornalista, mas, ideologicamente, não quer ser um jornalista. É uma pessoa que quer alcançar um bom patamar na vida. O que é engraçado é que ele faz uma grande distinção muito grande com a irmã [personagem interpretada por Inês Castel-Branco], que é uma grande advogada. Os dois vêm de um meio pobre, ali oriundo do Seixal. Ele é mais humilde, ela é mais soberba. Os dois são muito espertos e fazem-se valer disso. A diferença entre o Tomané e a irmã é que ele acaba por ter um bom fundo e, apesar de cometer umas ilegalidades que lhe são vantajosas, percebe-se sempre que são coisas que acabaram por não fazer mal a ninguém. Até acabou por ajudar umas pessoas pelo caminho", acrescentou.

Para Salvador Nery, "Cacau" representa "um salto qualitativo brutal em termos de qualidade de imagem, com as câmaras, as lentes com que se está a trabalhar". "Felizmente, o nosso Edgard [Miranda, diretor do projeto] conseguiu convencer toda a gente que tinha de ser assim e que não podíamos continuar a trabalhar como trabalhávamos, sem desprimor nenhum para o que foi feito até agora. Conseguiu ganhar e cativar toda a gente para fazer este produto, que é um produto que todos conhecemos - uma novela -, só que não é mais uma novela. Isso tem-nos feito trabalhar afincadamente, há seis meses. É uma novela bonita, da primeira à última cena", assegurou.

E como é que se preparou para esta personagem? Salvador Nery respondeu: "Conversei muito com a Maria João Costa, com quem fiquei com uma excelente relação desde a novela 'Amar Demais'. Tenho de lhe agradecer muito. Fui uma aposta dela e do José Eduardo [Moniz, Diretor-Geral da TVI], a quem também agradeço. Tive essa felicidade de a Maria João ter escrito o papel a pensar em mim, porque ela me vê como uma pessoa muito atenta e esperta e sempre a querer perceber onde estão as coisas. E a Maria João começou a desenvolver o Tomané nesse sentido, mas como uma pessoa que quer muito subir na vida, dando os passos certos e sendo uma daquelas pessoas que tem o dom de perceber por onde a informação deve fluir e usar isso para subir no elevador social."

Na opinião de Salvador Nery, há outra característica evidente nesta personagem. "É um pinga-amor, mas ele vai tentando que alguém lhe abra o coração", assinalou aos jornalistas.

Sendo casado há dez anos com a fotógrafa Maria Vasconcelos, o ator garantiu que as cenas mais românticas não abalam a harmonia do casal: "Não, nós vamos falando sempre. Sou casado há dez anos, estou junto há 15 e tenho dois filhos. Temos uma ótima relação. Ela é o meu ponto de apoio em casa. É fotógrafa e percebe o que faz parte da nossa profissão. Há uns anos, recordo-me de a avó da minha mulher, uma senhora de 97 anos, dizer, com sentido de humor, que ela tinha casado com um ator e que, agora, tinha de lidar com isso, incluindo o facto de eu beijar outras mulheres."

"Às vezes, parece um pouco cliché quando os atores recebem os prémios e agradecem às mulheres ou aos parceiros que têm em casa. Mas é verdade. Estamos aqui desde julho [a gravar a novela "Cacau"], todos os dias e incansavelmente. Se não tivermos uma boa estrutura familiar e quem nos apoie...", acrescentou.

Pai de Mateus, de cinco anos, e de Sofia, de 11 meses, Salvador Nery confessou que "é horrível" estar longe dos filhos por motivos profissionais: "Nos primeiros meses, lidava muito com a culpa por estar fora de casa, que é uma coisa nossa, porque, quando chegas, está tudo bem, as coisas estão a ser seguras e tento continuar a ser um pai presente e um bom pai. Mas não é fácil, porque estamos muito tempo fora. É extremamente duro."

O ator partilhou também uma curiosidade sobre o filho: "Faço dobragens e tenho a felicidade de o Mateus gostar dos desenhos animados em que trabalhei. Ele reconhece, porque é um registo muito próximo da minha voz natural."

Salvador Nery revelou ainda o segredo de um casamento que já dura há uma década: "É ter tido a sorte de descobrir a pessoa da minha vida, a minha alma gémea. Desde muito cedo que queria ter a minha família, encontrar a minha estabilidade... Sou uma pessoa bastante conservadora nesse sentido. Tive a felicidade de encontrar uma supermulher."

Relacionados

Patrocinados