Entrevistas

Sabia que há um tipo de roupa proibido para os jornalistas da TVI?

Dora Rogério, responsável pelo guarda-roupa dos pivôs e repórteres da TVI e da CNN Portugal, concedeu uma entrevista exclusiva à SELFIE.

A SELFIE esteve à conversa com Dora Rogério, que partilhou, connosco, algumas curiosidades sobre o guarda-roupa dos pivôs e repórteres da TVI e da CNN Portugal. "Vestimos todos os pivôs que vão para estúdio e todos os repórteres que vão para a rua. Temos fatos, galochas para as cheias, coletes anti-bala para a guerra... Organizamos a roupa, de preferência, semanalmente, mas a televisão está sempre em movimento e há sempre alterações", começou por nos contar.

Dora Rogério, que é formada em Coordenação e Produção de Moda pela Escola de Moda de Lisboa e trabalha na TVI há 24 anos, contou como é o processo de seleção. "Seguimos sempre as diretrizes da informação na escolha do guarda-roupa. Por exemplo, a TVI é conhecida por ter uma imagem rigorosa, a CNN ainda mais. Portanto, no início do arranque da CNN, houve reuniões com pessoas que vieram da CNN de Londres, com o nosso diretor de fotografia... Há toda uma imagem que foi pretendida. A nível de cenários, na CNN, ainda é mais rigoroso. Inclusivamente, temos fotografias dos vários cenários e tudo o que está [nas cores dos cenários] atrás dos pivôs assumimos quase como uma cor proibida para o guarda-roupa funcionar melhor", acrescentou, ainda.

Já na TVI, a opção são os looks monocromáticos, para transmitir uma imagem de rigor e isenção. "Evitamos imenso o padrão, tendo em conta, depois, toda a informação que já existe no estúdio", assinalou Dora Rogério, sublinhando que o essencial é que os profissionais se sintam à-vontade com o look escolhido: "Existem linhas orientadoras que vêm da parte do canal e depois, a partir daí, entra alguma criatividade. E temos uma regra de bom senso: elas não usam nada que eu não ache bem e não usam nada com que não se sintam bem. Elas assumem que é uma roupa de trabalho, mas, ainda assim, não podem perder a sua identidade. Elas têm de se sentir bem na própria pele, a roupa não pode ser uma preocupação."

Relacionados

Patrocinados