TVI

"Aposta muito grande": Lucas Dutra dirige "projeto pioneiro" relacionado com "Morangos com Açúcar"

Em exclusivo à SELFIE, Lucas Dutra fala sobre um projeto dedicado à série da TVI "Morangos com Açúcar" e realizado pelo próprio ator.

"#NaWeb" é o nome do novo desafio profissional de Lucas Dutra mas, ao contrário de projetos anteriores, não é como ator que surge. O jovem assume, aqui, o papel de realizador de um conjunto de curtas-metragens centradas em personagens de "Morangos com Açúcar", disponível em exclusivo no recém-lançado site "Clube Morangos com Açúcar".

"Poder fazer este projeto pioneiro e a TVI ter apostado nisso, para mim, é muito bom. É uma aposta muito grande. Eu, um miúdo de 23 anos, poder estar a escrever, a realizar e a coordenar este projeto é uma prova de confiança que espero que tenha valido a pena. E deixo esse critério ao público, sem dúvida alguma", afirma Lucas Dutra, em declarações exclusivas à SELFIE.

"#NaWeb" surgiu na sequência de ter sido entregue a Lucas Dutra e Madalena Aragão - que, curiosamente, é a protagonista do reboot produzido em parceria entre a TVI e a Prime Video - o prémio de Melhor Argumento na competição #TikTokShortFilm, no Festival de Cannes, em França, com a curta-metragem "(Nós) Na Cabeça".

"Depois do prémio em Cannes, fui abordado pela Plural e pela See My Dreams com a possibilidade de fazermos um projeto. Conversa aqui, conversa ali, começámos a desenvolver a ideia de uma websérie. Depois, juntamente com o Eduardo Queirós, que é o meu sócio e produtor, começámos a desenvolver esta história. E foi inacreditável o facto de ter corrido tão bem e, principalmente, ter sentido dos atores, sabendo que este era um projeto pequeno, com uma grande adesão por gostarem da escrita", sublinha.

"A grande vantagem de também trabalhar como ator é que, de alguma forma, muitos dos atores com quem já contracenei conhecem o meu trabalho como ator. Então, diziam: 'Olha, até gostei de trabalhar com este puto como ator. Vamos ver o que ele faz como realizador'. Essa prova de confiança, para mim, é um privilégio", prossegue Lucas Dutra, que conta com formação nas áreas de representação e cinema. "Como ator, fiz vários workshops. Sem exagero, já foram mais de 20 ou 30 workshops de representação, voz... A nível de realização, estudei três anos Cinema e Vídeo na António Arroio e, depois, estudei três anos em Londres, a tirar o curso de Filme na Middlesex University", recorda.

Agora, a paixão pela realização dá frutos com "#NaWeb". Catorze personagens, entre elas as de Madalena Aragão, Margarida Corceiro, Rui Pedro Sousa e Tomás Taborda, estão em destaque em 13 histórias realizadas por Lucas Dutra. Todas as semanas, um novo episódio é disponibilizado aos subscritores do "Clube Morangos com Açúcar".

Recorde-se que o TVI Player lançou um canal exclusivamente dedicado a "Morangos com Açúcar", com uma programação 24 horas por dia que conta com episódios da série original, concertos dos artistas nascidos na produção juvenil e entrevistas a atores que participaram na trama. Pode também rever todas as temporadas on demand e juntar-se ao "Clube Morangos com Açúcar".

Veja, agora, nas galerias que preparámos para si, as melhores imagens de Lucas Dutra.

Relacionados

Patrocinados