Nuno Markl assistiu à entrevista que José Castelo Branco concedeu, esta quinta-feira, dia 9, a Cristina Ferreira e Cláudio Ramos, no programa "Dois às 10". No Instagram, o humorista partilhou com os seguidores uma reflexão sobre o assunto.
"É preciso que se diga: a entrevista em direto - ótima e duríssima - que a Cristina e o Cláudio estão a fazer ao José Castelo Branco é um dos meltdowns ['colapso', em tradução livre] auto-incriminatórios mais impressionantes que vi na televisão desde o 'The Jinx'", começou por escreveu Nuno Markl, apontando: "Parece tão dolorosamente claro - praticamente assumido - que Castelo Branco tem sido um bully terrível para aquela mulher durante anos. O depoimento áudio dela é demolidor: 'He's a vulture... He did this' ['Ele é um abutre... Ele fez isto', em português]."
"Quanto a Castelo Branco, diz que, quando grita com ela, é para ela espevitar e 'ser maravilhosa'. E é preciso Cristina e Cláudio lembrarem-lhe que só isso é violento para uma senhora de 95 anos. 'Tem 95, não tem 70', dizia Cristina. Arrepiante", adjetivou o guionista.
Em jeito de remate, Nuno Markl analisou: "E antes que se diga que isto não tem interesse ou relevância públicos: erro. Que isto seja um bom abrir de portas e janelas do que é a violência doméstica, verdadeira epidemia em Portugal."
Presente, esta quarta-feira, dia 8, a primeiro interrogatório judicial, José Castelo Branco saiu do Tribunal de Sintra em liberdade. Ainda assim, o juiz de instrução criminal aplicou-lhe as seguintes medidas de coação: "proibição de contactos por qualquer meio com a vítima", "proibição de permanecer, no estabelecimento hospitalar em que a mesma se encontre" e "proibição de permanecer na residência que a vítima vier a ocupar quando tiver alta hospitalar ou de dela se aproximar, a menos de um quilómetro, com recurso a meios técnicos de controlo à distância".
Internada desde 20 de abril no Hospital CUF Cascais, Betty Grafstein relatou a vários profissionais de saúde os maus tratos de que terá sido alvo por parte de José Castelo Branco. Por se tratar de um crime público, a unidade de saúde denunciou o marchand d'art ao Ministério Público.
José Castelo Branco permanece como suspeito de violência doméstica. A investigação prossegue.
Assista, agora, aos vídeos da entrevista concedida por José Castelo Branco no matutino da TVI.