Faleceu o antigo deputado do Partido Comunista Português Sérgio Ribeiro. De acordo com o site da CNN Portugal, o, também, eurodeputado tinha 88 anos.
No Instagram, Nuno Markl decidiu fazer uma reflexão, a propósito deste falecimento. "A notícia da morte do Sérgio Ribeiro - que conheci em miúdo, amigo e colega que ele fora da minha mãe - fez-me pensar no respeito que todos deveríamos ter por pessoas como ele, seja qual for a nossa cor política", começou por referir.
"Ao ver quem aproveitasse o recente desfile do 25 de Abril para gritar 'comunismo nunca mais', lembrei-me do que passaram pessoas como o Sérgio. Era uma pessoa genuinamente doce e solidária, que passou parte da sua juventude preso e torturado pela PIDE - no Aljube e em Caxias - por ter enfrentado o regime, tendo sido libertado logo a seguir ao 25 de abril de 74", acrescentou.
"Podemos não ser comunistas, podemos reprovar aquilo que regimes comunistas fizeram em várias partes do mundo; mas ver uma pessoa jovem, no desfile do 25 de abril, gritar 'comunismo nunca mais' numa altura em que os resultados do PCP nas eleições são quase residuais e num dia que celebra uma liberdade cuja luta foi feita, em grande parte, por militantes do PCP como o Sérgio Ribeiro, soou ignorante, cruel e injusto", apontou, ainda.
Para Nuno Markl, foi "uma honra" ter conhecido Sérgio Ribeiro. "Sinto que precisei de crescer para valorizar realmente aquilo por que ele passou e para o ver como mais do que um gentilíssimo, sempre sorridente amigo da família. Acho que mais pessoas deveriam tentar crescer, acima de convenções, obsessões e clichês políticos", completou.
Veja, agora, algumas das melhores imagens de Nuno Markl, nas galerias de fotografias que preparámos para si.