TVI

José Alberto Carvalho faz pedido de desculpas em direto

Na emissão mais recente do "Jornal Nacional", José Alberto Carvalho deixou um pedido de desculpas.

Foi aa emissão da passada quinta-feira, dia 26, na rubrica "5.ª Coluna", do "Jornal Nacional", emitido pela TVI, que Miguel Sousa Tavares abordou a eleição de Marina Machete, mulher transgénero, como Miss Portugal.

"O que o júri apreciou foi o resultado de sucessivas operações plásticas que correram bem e tratamentos moleculares ou celulares. Zé Alberto, tu casavas com esta mulher?", quis saber o comentador. "Não me comprometas", começou por hesitar José Alberto Carvalho. "Não, não, de todo, e tu também não, já percebi", acabou por responder o jornalista.

Perante a controvérsia que estes comentários suscitaram, na passada segunda-feira, dia 30, José Alberto Carvalho pediu desculpa pela "atitude irrefletida".

"A relação de confiança com os cidadãos é um dos requisitos para cumprir a minha profissão. Uma atitude irrefletida que cometi na quinta-feira passada, na última vez em que estive neste estúdio, abalou, para algumas pessoas, essa relação de uma forma que não pretendi, que não defendo e que não corresponde ao que sou", começou por sublinhar.

"Estava em causa uma pessoa. Chama-se Marina Machete, a vencedora do concurso Miss Portugal. O sofrimento ou a mágoa de qualquer pessoa deve ser evitado em todas as circunstâncias. Penalizo-me e peço desculpa se algum comportamento meu, ainda que não intencional, possa ter contribuído para isso em relação a ela, à respetiva família e aos respetivos amigos. Não o sinto e não o desejo", garantiu ainda.

"Independentemente das escolhas que cada um faz na vida, creio convictamente que todas as pessoas devem procurar a felicidade. Isso é verdade para a Marina Machete, tal como é verdade para qualquer um e também para mim. Afirmar uma escolha nossa não é, e não deve ser, nem mais nem menos importante do que a escolha feita por outro. Isto é em relação às escolhas", acrescentou José Alberto Carvalho.

No final da emissão, o pivô da TVI assegurou que a rubrica de Miguel Sousa Tavares vai regressar na próxima quinta-feira: "Quanto à opinião, ela é controversa por definição e, na quinta-feira, o Miguel Sousa Tavares aqui estará a partilhar a dele."

"Vamos assinalar os 50 anos do 25 de Abril e continuamos a ter muita estrada para fazer e muito caminho para andar. Que tenhamos a humildade de o reconhecer e a coragem para continuar. Viva a liberdade de todos e de cada um", concluiu.

Relacionados

Patrocinados