TVI

"Sentia que estava prestes a morrer": Fernanda Serrano relata "dor lancinante" que terminou em desmaio

No autobiografia que vai lançar, Fernanda Serrano recorda um episódio em que, "muito fraca", acabou, "cheia de dores", no "chão da casa de banho".

Com quase 30 anos de carreira na representação, Fernanda Serrano revisita a carreira, mas também a vida, na autobiografia que vai ser apresentada ao público nesta quarta-feira, dia 15. A obra tem como nome Não Há Vidas Perfeitas e nela, a determinada altura, a atriz relata um "momento" em que sentiu "a existência de algures".

O episódio remonta a uma altura em que já era mãe de Maria Luísa. "Eu estava num hotel, no Alentejo, em trabalho, e partilhava o quarto com a minha amiga Sandra Faria. Recordo-me que, a meio da noite, acordei com um mal-estar gigante, senti-me muito mal, muito fraca. Achei que ia correr mesmo muito mal, pois nem sequer tinha forças para pedir ajuda à Sandra", começa por lembrar.

Fernanda Serrano lutava contra "uma dor horrível, na zona do abdómen". "Ainda hoje não sei o que foi. Não consegui encontrar uma resposta. Para não incomodar a minha amiga, que estava a dormir na cama ao lado, saí como pude e fui a rastejar para a casa de banho, pensando que aquela dor iria passar. Não passou, piorou. Durou horas, não apenas uns minutos...", frisa.

"Estava-me no chão da casa de banho e sentia que estava prestes a morrer. Literalmente. Sem quaisquer exageros. Estava cheia de dores, sem forças, não conseguia sequer chamar a Sandra, que estava a uns escassos metros de mim, deixei de conseguir mexer-me e sentia que ia acabar ali. E pensei: 'Tive um cancro, passei por tanto, tive uma gravidez de alto risco e agora vou morrer aqui, sem sequer saber como ou porquê? Isto não faz sentido'", prossegue a atriz.

Descrito como um cenário de "horror", Fernanda Serrano fala em "agonia grande" e uma "dor lancinante". "No meio daquele calvário, só me recordo de ter pedido ajuda em pensamento, porque, logo a seguir, desmaiei. Não sei quanto tempo estive assim, sem sentidos. Mas deve ter sido muito tempo. Arrastou-se durante quase toda a noite", equaciona.

Já com os sentidos recuperados, "horas depois", a atriz sentiu-se "melhor": "Estranhamente, foi assim. Estava ainda assustada com tudo aquilo por que tinha passado, mas já não sentia dor nenhuma. Tive forças para me levantar e voltar para a cama. Ainda em choque com o que tinha acabado de me acontecer, acordei a Sandra, que estava a dormir e não tinha dado por nada, e contei-lhe o que se tinha passado."

"Por isto e muito mais, claro que acredito em Deus, em algo ou alguém que nos ajuda nestes momentos muito difíceis das nossas vidas, independentemente do nome que cada um lhe queira dar", remata.

Veja, agora, nas galerias que preparámos para si, as melhores imagens de Fernanda Serrano.

Relacionados

Patrocinados