TVI

Fernanda Serrano assume-se "profundamente traumatizada" com divórcio e abre o coração: "Desilusão grande"

Fernanda Serrano aborda o fim do casamento com Pedro Miguel Ramos na autobiografia que se prepara para lançar.

Não Há Vidas Perfeitas é o nome da autobiografia de Fernanda Serrano, que será apresentada na próxima quarta-feira, dia 15, o mesmo dia em que a atriz vai completar 50 anos. Na obra, a atriz fala sobre os mais diversos temas, entre os quais o processo de divórcio de Pedro Miguel Ramos, com quem foi casada durante 15 anos.

Primeiramente, Fernanda Serrano fala sobre os sinais de desgaste da relação. "Quando estamos muito tempo com uma pessoa, os sinais de alerta vão aparecendo durante a relação, não é? Podem é aparecer com muita ou pouca intensidade. E, da nossa parte, pode ou não haver capacidade, ou vontade, de os reconhecer. Às vezes, os sinais estão lá, mas somos nós que não os queremos ver", defende.

"A determinada altura, houve uma dissociação de ideias, digamos assim. Uma desilusão grande que não culminou imediatamente numa rutura. Mas, como se costuma dizer, houve um dia em que me caiu a ficha. Foram acontecendo pequenas coisas, pequenas desilusões, como em todas as relações, até que houve uma desilusão maior, que, a juntar a outras menos significantes, me levou a colocar um ponto final na relação. Foi a gota de água que fez transbordar o copo", continua a atriz.

Fernanda Serrano tinha 40 anos e teve, então, a primeira conversa sobre o assunto com Pedro Miguel Ramos. "Uma conversa difícil em que disse o que pensava da nossa relação e que foi mal recebida pela outra parte", revela agora, não colocando o ónus da separação apenas no empresário: "Não estou a dizer que só o outro lado errou. Errámos, seguramente, muitas vezes os dois."

A decisão do divórcio chegou ao fim de cinco anos - "muito duros", classifica a atriz. "Até que, aos 45 anos, consegui divorciar-me. E digo 'consegui' porque, para mim, o meu divórcio foi mesmo uma conquista", afirma, falando sobre a reação do até então marido: "(...) a partir do momento em que tomei a decisão, que a dei a conhecer ao então meu marido e essa resolução foi mal recebida, a convivência tornou-se difícil. Como é natural que aconteça."

Na mesma obra, Fernanda Serrano relata ainda o momento em que os quatro filhos nascidos deste casamento tomaram conhecimento do divórcio. "O dia em que assinámos o divórcio foi horrível. Horrível. Lembro-me de que o passei com os meus quatro filhos e que me sentia como se fosse feita de vidro. Penso que nunca na minha vida me senti tão fragilizada à frente dos meus filhos como naquele dia. Acho que eles nunca me viram tão triste", diz.

O impacto do fim do casamento na atriz mantém-se até aos dias de hoje. "Fiquei profundamente traumatizada com o divórcio e ainda hoje não me consigo imaginar novamente casada com alguém. Não é que tenha deixado de acreditar no amor, pois acho que isso nunca acontecerá", ressalva.

Veja, agora, nas galerias que preparámos para si, as melhores imagens de Fernanda Serrano.

Relacionados

Patrocinados