No Instagram

Após ser alvo de "ameaças à integridade física", Dino D'Santiago toma decisão

Recorrendo ao Instagram, o cantor Dino D'Santiago revelou que tomou uma decisão importante, após ter recebido "ameaças à integridade física".

"No dia 6 de janeiro de 2023, deixei as redes sociais, por conta de vários ataques xenófobos. Bloqueei grande parte desses agressores, mas o ódio estendeu-se para além do meu perfil, com ameaças à minha integridade física. Foi nesse momento que me apercebi que precisava de ir mais longe para entender o porquê de nem todo o Tuga ser Luso", começou por escrever Dino D'Santiago, na respetiva página de Instagram.

Essa necessidade de descoberta levou o cantor, de 41 anos, para o Brasil: "Tive a felicidade de me reunir com Kalaf Epalanga, Emicida, Evandro, Grada Kilomba, Djamila Ribeiro, Helio Menezes, Diane Lima, Luedji Luna, Rincon Sapiência, Bia Ferreira e Preta Rara. Partilhei a tristeza que carregava, ao aperceber-me de que o País onde nasci não estava preparado para sair da Negação ao Passado de Desumanização, Genocídio e Tortura seculares. Partilhei que gostaria de adentrar no Candomblé e foi nesse momento que Grada partilhou comigo que a forma como vejo o Mundo mudaria para sempre. Djamila contactou Mãe Fabiane, do Ile Axé Opo Aganju, e no dia 2 de fevereiro, depois de ser abençoado por Iemanjá, tive o primeiro contacto com uma Religião Afrodescendente e hoje sei que sou filho de Ogum e Oxóssi."

"Foi então que decidi ir mais longe e entender o ADN que me compõe. Tive a ajuda preciosa da minha Mónica Costa, que 'me transportou' até uma clínica em Nova Iorque e um mês depois,chegaram os resultados. Graças ao amor dos meus pais, a minha origem étnica é composta por sete regiões: 80% Senegal, 9% Portugal, 7% Espanha, 2% África do Norte, 1% Mali, 1% França e 1% Irlanda. Ainda estou a processar toda esta informação, pois tenho impresso no meu ADN a origem do Racismo. 82% de África e 18% dos maiores Impérios Colonialistas Europeus. Não existe qualquer acaso neste resultado, pois o Senegal é o país mais próximo de Cabo Verde, uma nação erguida com o sangue dos meus Ancestrais", acrescentou.

No final desta mensagem, Dino D'Santiago deixou uma reflexão: "É necessário abrir espaço para o diálogo, sair da bolha do privilégio que nos cega e nos afasta da empatia para com a Memória, e acima de tudo, a História, que persiste em mostrar uma única Face da Moeda. É tempo de concordarmos em discordar e, mesmo assim, ter a coragem de olhar para o nosso Passado com a lente da Verdade para que finalmente seja possível, neste Presente, desenhar um Mundu Nôbu."

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Dino D'Santiago, nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados