No Instagram

Dino D'Santiago recorda trágica morte de tio: "Corda presa a uma árvore"

O músico Dino D'Santiago lembrou o tio Eliseu, que pôs fim à própria vida, com um impressionante desabafo.

"Na manhã do dia 7 de Janeiro de 2001, eu e a minha família regressávamos da habitual missa de domingo em Quarteira. Já em casa, recebemos um telefonema por volta do meio-dia. Do outro lado, uma voz deu a notícia que, até hoje, é um silêncio no nosso seio familiar", começou por escrever Dino D'Santiago, recentemente, no Instagram.

O protagonista da mensagem é o "tio Eliseu", que "deu um ponto final à sua vida". "Na altura, eu tinha 19 anos e decidi ir com o meu irmão, o meu pai e a minha tia Carlita para reconhecermos o corpo, mas estava muito longe de perceber a visão dantesca que me assombraria até hoje... O meu tio enforcado, numa corda presa a uma árvore", descreveu.

Dino D'Santiago recordou, então, que o familiar "tinha como grande ídolo Gil Semedo". "Todos os finais de semana, lá chegava, com o cabelo e roupas inspiradas no seu artista favorito. Sabia todas as canções", lembrou o músico.

Falando de vários temas de Gil Semedo, dos quais o tio era um fã confesso, Dino D'Santiago particularizou uma. "’Dor’ era a faixa número 4, que já anunciava o princípio do fim, sem que nenhum de nós tivéssemos percebido", referiu.

Para o músico, o familiar "via na música de Gil Semedo a esperança de uma vida plena, mas, como grande parte dos emigrantes cabo-verdianos, a construção civil devorou o tempo que ele poderia ter investido no seu sonho e os desgostos constantes trouxeram a companhia do álcool, onde afogava a sua dor nos momentos de profunda solidão". "Um dia, vi-o sentado a chorar, enquanto ouvia 'Nos Magua', e pensei ignorantemente: 'Isso já é a bebida a falar'. Como é que poderia imaginar que as duas músicas que o meu tio mais escutava já estavam a dizer tudo o que ele sentia e a depressão que o consumia a cada dia?", questionou.

Esta homenagem de Dino D'Santiago ao tio, em jeito de reflexão, serviu para o músico assinalar o dia em que conseguiu "subir ao palco do Coliseu de Lisboa e cantar ‘Nos é Africanos’ com o líder" Gil Semedo. "Foi como que realizar o grande sonho do meu tio Eliseu", sublinhou.

Veja, agora, na galeria que preparámos para si, as melhores imagens de Dino D'Santiago.

 

Relacionados

Patrocinados