TVI

Dia da Mãe. Em testemunho raro, Sandra Felgueiras fala sobre a filha: "Às vezes, dizem que é uma 'Mini Sandra'"

Em declarações exclusivas para a SELFIE, a jornalista Sandra Felgueiras destacou as parecenças que tem com a filha, Sara.

De há nove anos para cá, o Dia da Mãe tem sido duplamente especial, para Sandra Felgueiras, porque a jornalista celebra a data quer como filha, quer como mãe.

Numa entrevista exclusiva, concedida à SELFIE, Sandra Felgueiras frisou como a chegada de Sara lhe mudou radicalmente a vida - e as prioridades: "A minha mãe já me disse muitas coisas muito especiais, mas uma delas foi fazer sempre o bem, o estar sempre do lado certo, nunca ofender o outro. Procuro que isso seja o norte da minha vida e, numa profissão em que tantas vezes se tem obstáculos e dificuldades e que nos leva a ter desafios e dúvidas sobre qual o caminho a seguir, essa frase da minha surge-me constantemente. E também a questão do amor. Saber que não se ama mais a ninguém do que a um filho. Recordo-me de quando comecei a trabalhar. Sou uma workaholic convicta e assumida só via trabalho à frente e, quando nasceu a Sara, não é que eu tivesse deixado de ser convictamente workaholic, mas as prioridades invertem-se e a Sara, naturalmente, está em primeiro e isso fez de mim um ser humano melhor. Sinto-me uma pessoa muito melhor, muito mais estruturada emocionalmente."

A pivô do "Jornal Nacional" recorda, ainda, um momento único, vivido com Sara: "A minha filha diz-me muitas coisas muito especiais, mas houve um momento na escola em que a professora, até inclusivamente, me chamou e me disse: 'Curioso que a sua filha escreveu algo muito estranho, algo inusitado sobre a Felicidade.' Ela começou um texto, sobre Felicidade, a dizer que nós somos felizes, acima de tudo, quando somos justos. E a professora perguntou-me: 'Porque é que ela disse isto?' Eu disse que talvez porque seja aquilo que ela mais ouve em casa. Nós em casa dizemos muitas vezes isto: 'Nós, para conseguirmos ser felizes e nos sentirmos realizados internamente, temos de ser justos, uns com os outros, connosco.'"

"A minha filha, é muito profunda e absorve, interioriza e depois diz. E nem sempre as crianças da idade dela entendem porque é que ela diz, mas nós vivemos as duas sozinhas, portanto, às vezes, chamam-lhe a 'Mini Sandra', mas é normal, porque ela convive tanto comigo e acaba por repetir aquilo que me ouve dizer", acrescentou.

Aliás, Sandra Felgueiras reforçou a enorme cumplicidade que existe entre mãe e filha: "Não prescindo de estar com a Sara, os momentos que eu sei que são meus e dela. E procuro integrá-la em tudo aquilo que faço de forma a que nós possamos vivenciar o máximo e ter boas recordações daquilo que nos é possível viver. E viajamos imenso e planeamos imenso. E é quase tudo muito feito entre nós as duas. É uma relação muito próxima que, às vezes, cria até essa desconfiança por parte das pessoas que não estão tão habituadas a gerir os filhos como eu giro a minha."

"A convivência comigo faz com que ela, até no jeito de falar, seja parecidíssima comigo, segundo as outras pessoas. Não é que fisicamente seja igual a mim, porque não é, mas na forma de estar. Isto tem a ver com a convivência constante. Tende muitas vezes a repetir as mesmas expressões que eu digo, o que se torna engraçado, porque às vezes estou a ouvi-la e parece que é um eco de mim própria, com uma voz um bocadinho mais infantil", garantiu, ainda, com um sorriso.

Sandra Felgueiras afirmou, também, que sente "muito o peso da responsabilidade" por ser mãe. "No entant, sinto, no meio das minhas dúvidas todas, que estou a fazer a coisa certa, porque era bom, era ótimo que houvesse um manual da maternidade que pudéssemos ler, era só fazer aquilo que lá está. Mas não havendo, procuro fazer o melhor que sei e, muitas vezes, pergunto à minha mãe: 'Achas que estou a fazer bem?' E ela responde-me: 'Podes ter a certeza de que estás a fazer um ótimo trabalho.'", afirmou a jornalista.

"A Sara é muito bem educada e, quando mesmo eu trago-a aqui à TVI e quando falo com outras pessoas, toda a gente diz que é muito bem-educada e é o melhor elogio que me podem fazer a mim e a ela, porque ela tem personalidade própria. Não entendo que os filhos tenham de ser um espelho de nós próprios. Eles têm a respetiva personalidade e tenho muito orgulho nela, porque ela é de facto uma criança, não só autónoma, como bem educada. Mas, acima de tudo, é inteligente, sabe o que quer, ela não emprenha pelos ouvidos, ela ouve e toma a sua opinião e tem a sua opinião", declarou-se a mãe babada.

Veja, agora, as declarações exclusivas de Sandra Felgueiras, no vídeo.

Relacionados

Patrocinados