Doçura ou travessura: dicas para um Halloween mais saudável!

No Halloween, as crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas, batendo de porta em porta, a pedirem guloseimas às pessoas. "Doçura ou travessura" é frase de ordem nesta noite.

  • 31 out 2022, 19:11
Dr. João Espírito Santo
Dr. João Espírito Santo

É provável que as crianças voltem para casa cheia de doces. Embora isso seja emocionante para as crianças, para os pais pode ser uma grande dor de cabeça. 

Queremos que as crianças se divirtam nesta noite, mas não podemos deixar que se empanturrem de doces por horas. Os pais precisam de estar cientes do risco de cárie dentária.

A cárie dentária, segundo a Organização Mundial da Saúde, é ainda o maior problema de saúde oral, mesmo nos países industrializados, afetando 69 a 90% das crianças em idade escolar e a grande maioria dos adultos. A cárie dentária é uma das doenças não transmissíveis mais prevalentes a nível mundial.

Na prática, sempre que ingerimos alimentos açucarados, estamos a alimentar as bactérias que vivem dentro da boca. Essas bactérias vão, depois, produzir ácidos que se podem dissolver no esmalte dos dentes, dando origem à cárie dentária. Em situações extremas, a cárie dentária pode originar infeções de extensão variável e que podem ter graves repercussões na saúde geral do indivíduo.

A escovagem, que é um ritual de higiene oral diário, é o primeiro passo para prevenir o aparecimento de cárie. A escovagem deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao dia, sendo que a escovagem mais pormenorizada deve ser realizada antes de deitar. Não esquecer o fio ou fita dentária para a remoção da placa bacteriana interdentária, a limpeza da língua, o uso de colutórios orais e a visita ao médico dentista regularmente.

Para além da importância da higiene oral, a adoção de uma alimentação equilibrada, também, é fundamental. Segundo a DGS, uma alimentação saudável contribui para a saúde dos dentes e das gengivas. O ideal é ter uma alimentação à base de alimentos frescos, como os hortofrutícolas, ricos em vitaminas e minerais (vitaminas C e D, cálcio, fósforo), produtos pouco processados, com baixo teor de açúcar, dando preferência à água como bebida de eleição.

Algmas dicas para um Halloween mais saudável:

- Coma doces junto das refeições ou pouco tempo depois, já que a produção de saliva aumenta durante as refeições, o que pode ajudar a minimizar os efeitos dos ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca;

- Evite os doces mais rijos, pegajosos, ou doces que fiquem na boca durante muito tempo;

- É importante manter a higiene oral todos os dias e, nestes dias, em que o consumo de açúcar é mais elevado, não devemos deixar as nossas crianças irem para a cama, sem lavarem bem os seus dentes;

- Tenha especial cuidado com as crianças com aparelho - certifique que o aparelho está bem limpo.

Estas dicas não são só importantes para a altura do Halloween, mas para serem seguidas sempre!

Feliz Halloween!

Relacionados