Nacional

Prof. Dr. João Espírito Santo: "Estética dentária pode ter efeitos psicológicos positivos"

O sorriso imperfeito é, muitas vezes, motivo de consulta.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 22 jan, 16:17
João Espírito Santo
João Espírito Santo

Melhorar a estética dentária pode ser parte integrante de um plano abrangente para promover o bem-estar da saúde mental, especialmente em casos nos quais a insatisfação com a aparência dentária impacta negativamente a qualidade de vida. A sensação de ter o sorriso aprazível pode ter efeitos psicológicos positivos, diminuindo a ansiedade social e promovendo uma atitude mais positiva em relação à vida.


Existem várias vantagens associadas à estética dentária, que podem ter benefícios tanto funcionais quanto psicológicos. Aqui estão algumas das vantagens:
 

1. Melhoria da Autoestima:

Uma melhoria na aparência dos dentes, muitas vezes, resulta numa maior autoconfiança e autoestima. Pessoas que estão satisfeitas com o seu sorriso, geralmente, sentem-se mais confiantes em diversas situações sociais e profissionais.

 

2. Eliminar Imperfeições:

A estética dentária oferece várias opções de tratamento permitindo corrigir imperfeições, como dentes manchados, desalinhados ou tortos, partidos, espaçados ou desproporcionais. Esta versatilidade nas opções de tratamento assegura que os pacientes possam escolher as soluções mais adequadas e personalizadas para as preocupações dentárias específicas de cada um.

 

3. Melhoria na Saúde Oral:

Muitos procedimentos estéticos também têm benefícios para a saúde oral. Corrigir a posição dos dentes, através de tratamento ortodôntico com a utilização de um aparelho transparente, não só melhora o alinhamento do sorriso, como também promove a imagem de pessoa cuidada e promove uma melhor higiene oral, facilitando a limpeza de áreas difíceis de alcançar.

 

4. Envelhecimento saudável:

À medida que envelhecemos, os dentes podem perder suporte, ter uma imagem de dentes desgastados ou manchados e perder a sua aparência jovem estética. Procedimentos estéticos podem ajudar a restaurar a aparência juvenil dos dentes, contribuindo para um envelhecimento mais gracioso.

 

5. Função mastigatória:

Certos procedimentos estéticos, como facetas, coroas dentárias e restaurações estéticas, podem melhorar a função mastigatória, proporcionando uma melhor distribuição das forças mastigatórias.

 

6. Incentivo à higiene oral:

Pacientes que passam por procedimentos estéticos, muitas vezes, têm uma maior motivação para manter uma boa higiene oral, já que desejam preservar os resultados obtidos.


Os procedimentos estéticos são frequentemente adaptados às necessidades e desejos específicos do paciente, resultando num sorriso personalizado e satisfatório.

Antes de decidir sobre qualquer procedimento, é aconselhável consultar o Médico Dentista para avaliar as suas necessidades específicas e discutir as opções disponíveis, pois cada sorriso é único.

 

Medical Art Center,

Quem Ama Cuida

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados