Nacional

O que fazer se tiver um problema dentário em plena época natalícia?: Prof. Dr. João Espírito Santo explica tudo!

Lidar com um problema dentário durante a época festiva pode ser um desafio, especialmente quando muitos consultórios dentários podem estar fechados ou a funcionar em horários limitados.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 11 dez 2023, 18:45
Prof. Doutor João Espírito Santo
Prof. Doutor João Espírito Santo

Como tal, não devemos perder a calma e tentar avaliar o grau de gravidade da situação.

Dor de dente súbita, um dente fraturado, uma prótese dentária fraturada, são algumas das situações mais comuns que podem surgir. saiba o que deve fazer em cada uma delas!
 

Dor de Dentes


A dor de dentes pode ser causada por diversos fatores e deve ser tratada para evitar maior sofrimento e desconforto. Por vezes, pode ocorrer apenas ao mastigar, em resposta a diferenças de temperatura (quente, frio), ou mesmo surgir espontaneamente, podendo ser de curta duração ou manter-se constante.

Para evitar problemas tardios, é fundamental identificar a causa dessa dor. A dor pode ser provocada por: cárie dentária, abcessos dentários, dente partido, inflamação das gengivas, dente do siso.

Se for atacado por uma dor de dentes forte, pode tomar um analgésico, mas deverá recorrer com urgência ao seu Médico Dentista.

 

Fratura Dentária


Geralmente são provocados na sequência de um acidente. Por mais cuidados que se tenha crianças, adolescentes, adultos ou idosos estão sujeitos a quedas ou a outro tipo de acidentes que podem provocar um traumatismo dentário. Nesta época festiva, muitas vezes, os dentes são usados como ferramentas para partir nozes, amêndoas, etc, provocando assim, a sua fratura.

As lesões podem variar, desde uma simples fratura no esmalte até à perda definitiva do dente. Nestes casos, deve logo contactar o seu Médico Dentista, idealmente nos primeiros 30 minutos.

 

O que fazer caso o dente caia ou parta?


Segundo a Ordem dos Médicos, caso o dente caia ou parta, o primeiro passo é encontrar o fragmento ou o dente e lavá-lo bem com soro fisiológico ou leite.

De seguida, o mais aconselhável a fazer é levar rapidamente o dente devidamente preservado, num copo com leite/soro fisiológico ou entre a gengiva e a bochecha até ao seu Médico Dentista, preferencialmente nos primeiros 30 minutos.
 

Próteses Dentárias fraturadas


Por vezes, no momento mais inoportuno fraturamos a prótese dentária. Para não comprometer as possibilidades de recuperação da sua prótese, bem como provocar desadaptação da prótese, deve contactar de imediato o seu Médico Dentista.

 

"É importante tratar os problemas dentários prontamente para evitar mais complicações."


As emergências dentárias não devem ser ignoradas. Como tal, contacte o seu Médico Dentista ou visite o serviço de urgência mais próximo. É importante tratar os problemas dentários prontamente para evitar mais complicações.
 

Quem Ama Cuida.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados