Nacional

O que os implantes de cerâmica podem fazer pelo seu sorriso? Prof. Dr. João Espírito Santo explica tudo!

Os implantes dentários são dispositivos médicos usados para substituir dentes perdidos ou ausentes, permitindo suportar coroas ou pontes fixas.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 21 nov 2023, 14:53
João Espírito Santo
João Espírito Santo

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais sensibilizadas para a importância de uma boa saúde oral. Para além dos nossos dentes desempenharem funções primordiais para a vida humana, como favorecer a mastigação, a digestão e a fala, um sorriso com aspeto natural é visto como símbolo de beleza e saúde.

Cada dente em falta pode ter um impacto negativo na nossa qualidade de vida. Para além de afetar a nossa saúde geral, a nossa aparência vai ficar mais envelhecida.

Os implantes dentários são dispositivos médicos usados para substituir dentes perdidos ou ausentes, permitindo suportar coroas ou pontes fixas.

Há mais de 40 anos que são fabricados em ligas à base de titânio, um material com boas caraterísticas de resistência e capacidade de integração no osso dos maxilares. Sendo este um metarial biocompatível, as reações alérgicas são raras, mas em caso de suspeita de eventuais alergias, podem ser feitos testes de imunoalergologia.

Para além da evolução tecnológica, cada vez mais caminhamos para uma medicina dentária holística. Esta abordagem reconhece que a saúde oral está conectada à saúde e ao bem-estar geral.

É o caso dos implantes de cerâmica. Estes implantes são feitos de um material cerâmico biocompatível. Os implantes de cerâmica não têm qualquer componente metálico que possa causar uma reação alérgica ou outros efeitos adversos. Além de sua biocompatibilidade, os implantes de cerâmica têm vários outros benefícios  Eles são biocompatíveis e não reagem com outros materiais em boca. Isso torna-os uma opção segura e eficaz para a substituição do dente. Outro benefício dos implantes de cerâmica é a nível estético. A cor branca do material assemelha-se muito à cor dos dentes naturais, tornando-os uma opção de aparência mais natural em comparação com os implantes de titânio tradicionais. Isso pode ser uma característica importante para pacientes que priorizam a aparência do sorriso. É especialmente benéfico em pacientes com uma mucosa de biotipo fino.

Se está a pensar colocar implantes de cerâmica, é importante discutir com o seu Médico Dentista, para determinar a melhor solução de acordo com suas necessidades e circunstâncias específicas.

Não se esqueça de que uma boa saúde oral é essencial para uma vida saudável e feliz. Cuide dos seus dentes e das suas gengivas e mantenha um sorriso saudável e bonito por toda a vida.

Medical Art Center

Quem Ama Cuida.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados