Nacional

O que não deve mais adiar na Saúde Oral: Prof. Dr. João Espírito Santo explica tudo!

A saúde oral desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar geral, afetando não apenas a capacidade de sorrir com confiança, mas também influenciando a saúde do corpo como um todo.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 1 jan, 15:05
João Espírito Santo
João Espírito Santo

No entanto, muitas pessoas tendem a adiar cuidados dentários, negligenciando questões que se podem agravar ao longo do tempo. Destaco alguns aspetos que não devem ser mais adiados na nossa saúde oral:

1. Consultas Regulares ao Médico Dentista:

Um dos principais pontos a não serem adiados é a visita regular ao seu Médico Dentista. Consultas periódicas são essenciais para a prevenção de problemas orais, permitindo a deteção precoce de cáries, entre outras. Adiar essas consultas pode resultar em complicações que exigem tratamentos mais invasivos no futuro;

2. Tratamento de Cáries:

As cáries dentárias começam por ser pequenas, mas se não forem tratadas a tempo, podem evoluir para perda de estrutura dentária considerável, podendo afetar a polpa do dente. Adiar o tratamento de cáries pode resultar na necessidade de restaurações mais extensas ou a tratamento endodôntico;

3. Doenças Periodontais (gengivas)

A gengivite e a periodontite afetam o estado das gengivas e, se não tratadas, podem levar à perda de dentes. Não adiar o tratamento é fundamental para controlar a progressão dessas doenças periodontais e preservar a saúde oral a longo prazo;

4. Mau Hálito Persistente:

O mau hálito constante pode ser um sinal de problemas de saúde oral subjacentes, como infecções, cáries não tratadas ou doença periodontal. Ignorar o mau hálito pode resultar em desconforto social e indicar condições que precisam de atenção imediata.

5. Ortodontia (correção da posição dos dentes e mordida) :

Problemas com o tipo de mordida e alinhamento dos dentes não são apenas uma questão estética; eles podem impactar a função oral e causar dores de cabeça, problemas na articulação temporomandibular (ATM) e outros desconfortos. A correção ortodôntica pode-se realizar em qualquer idade. Os tratamentos precoces podem prevenir complicações futuras.

Em modo de conclusão, cuidar da saúde oral não é apenas uma questão de estética, mas também de bem-estar geral. Adiar os tratamentos dentários pode resultar em complicações significativas e custos mais elevados no futuro. Priorizar consultas regulares ao seu Médico Dentista, ter uma boa Higiene Oral, o tratamento de Cáries , Periodontia e Ortodontia são passos essenciais para manter uma boa saúde oral. Não adiar esses cuidados é investir. 

O sorriso, a identidade tem que perdurar com o tempo.

 

Temos todos que nos cuidar para vivermos mais e melhor. 

Medical Art Center,

Quem Ama Cuida

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados