Sabia que a parte emocional pode influenciar os tratamentos dentários? Prof. Dr. João Espírito Santo explica como!

A natureza do paciente assume um papel crucial nos resultados bem-sucedidos dos tratamentos.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 19 mar, 08:58
João Espírito Santo
João Espírito Santo

Não só o estado geral de saúde do paciente, mas também a parte emocional do mesmo podem influenciar os tratamentos. Como tal, a comunicação entre o Médico Dentista e o paciente é muito importante.

 

Seguem algumas razões pelas quais é importante ser um "bom" paciente:

 

Colaboração e Comunicação: ser capaz de comunicar claramente os sintomas, preocupações e histórico médico ao Médico Dentista é fundamental para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

 

Tratamento: o "bom" paciente é mais propenso a aderir ao tratamento prescrito pelo Médico Dentista. Isso inclui comparecer às consultas agendadas, seguir cuidados pós-tratamento e manter uma boa higiene oral em casa.

 

Cuidados pós-cirúrgicos: seguir os cuidados pós-cirúrgicos é essencial para garantir uma recuperação adequada e minimizar complicações. E esses cuidados passam por ter cuidado com a alimentação; manter uma boa higiene oral; evitar bochehar vigorosamente; tomar a medicação prescrita conforme recomendada; evitar fumar e beber álcool; e não faltar às consultas, pois são muito importantes para acompanhar o progresso da recuperação.

 

Feedback durante o tratamento: durante o decorrer do tratamento, o paciente pode experimentar desconforto ou efeitos colaterais. É importante que o paciente comunique esses problemas, para que ajustes possam ser feitos no plano de tratamento, se necessário.

 

Construção de confiança e relacionamento: uma colaboração eficaz entre o paciente e o Médico Dentista promove a construção de confiança e um relacionamento positivo. Isso é fundamental para garantir que o paciente se sinta à vontade durante os tratamentos e para que possa falar abertamente as suas preocupações e necessidades. Entender as respostas do Médico Dentista.

 

O sucesso de um tratamento não passa só pela tecnologia avançada ou pelas boas práticas da clínica, a atitude e comportamento do paciente são também determinantes para o sucesso do tratamento. Se esta união existir o paciente obterá resultados positivos e uma experiência satisfatória.

Medical Art Center,

Quem Ama Cuida.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados