Nacional

Prof. Dr. João Espírito Santo alerta para riscos: "O branqueamento dentário é um ato médico"

Atualmente, o interesse pelo branqueamento dentário tem crescido significativamente, impulsionado pela procura da perfeição estética dentária.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 30 jan, 15:18
João Espírito Santo
João Espírito Santo

O branqueamento dentário é um tratamento estético que permite alterar a cor dos dentes, sem causar lesão e desgaste. A coloração natural dos dentes varia de pessoa para pessoa, mas determinados fatores, como o tabaco, o café, o vinho, os alimentos pigmentados ou as bebidas gaseificadas, podem alterar a sua cor. O branqueamento dentário apresenta-se como uma solução nestes casos, ao restituir a coloração natural dos dentes, melhorando, assim, a estética do sorriso. O branqueamento dentário profissional é um ato médico que só pode ser realizado por profissionais de saúde oral.

O branqueamento dentário profissional é um ato médico que só pode ser realizado por profissionais de saúde oral.

 

Todos os dias, somos bombardeados com publicidade, nas redes sociais, na televisão, nos surpermercados de "produtos" que prometem branquear os dentes. Segundo a OMD, "os produtos de venda livre não podem ter na sua constituição uma percentagem superior a 0.1% de peróxido de hidrogénio, que é o produto branqueador por excelência. Por esse motivo, estes produtos de venda livre veem questionada a sua eficácia. Na União Europeia, a garantia de efeito branqueador foi inclusivamente punida como publicidade enganosa".

Na União Europeia, a garantia de efeito branqueador foi inclusivamente punida como publicidade enganosa.


Antes de iniciar qualquer tratamento de branqueamento, é crucial marcar uma consulta com o seu Médico Dentista. Pacientes com problemas dentários, lesões de cárie, desgastes, sensibilidade dentária e outros podem necessitar de tratamentos prévios, antes de iniciar o seu branqueamento dentário, daí a importância deste tratamento estético ser realizado pelo seu Médico Dentista.

Esclarecer dúvidas sobre o branqueamento dentário é fundamental para garantir que os pacientes possam tomar decisões informadas sobre esse procedimento estético.

Lembre-se que alcançar um sorriso mais apelativo é uma jornada que requer cuidados orais consistentes, orientação profissional e planos de tratamento personalizados.

Alcançar um sorriso mais apelativo é uma jornada que requer cuidados orais consistentes, orientação profissional e planos de tratamento personalizados.

 

Medical Art Center,

Quem Ama Cuida

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados