Prof. Dr. João Espírito Santo: "Os dentes permitem partilhar e receber sentimentos"

O dia de S. Valentim, também conhecido com o "Dia dos Namorados", está à porta. É uma data comemorativa na qual se celebra o amor e a união dos casais. E esse amor muitas vezes é demonstrado pelo beijo.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 12 fev, 18:12
João Espírito Santo
João Espírito Santo

Segundo um artigo do Microbiome Journal, num beijo íntimo de dez segundos, há uma transferência total média de 80 milhões de bactérias. Estima-se que a cavidade oral abriga aproximadamente um total de 700 espécies diferentes. Desde bactérias,  muitas espécies fúngicas, leveduras e vírus. Algumas destas fazem parte da flora dita normal. A severidade desta flora oral é beneficamente influenciada por uma boa higienização oral, incluindo uma escovagem adequada, o uso regular do fio dental, raspador de língua e bochechos.

Segundo a American Dental Association (ADA), beijar estimula a saliva. A saliva é uma das defesas da cavidade oral que ajuda na manutenção dos tecidos moles e duros da boca. Tem um papel fulcral, não só na manutenção da saúde oral, como para a saúde em geral. A sua principal função é manter a nossa boca lubrificada, assumindo também um papel fundamental na limpeza superficial dos dentes, bem como na digestão inicial através das enzimas presentes. Na sua constituição, a saliva é formada por sódio, cálcio, enzimas e minerais. Estas substâncias ajudam a manter uma boa saúde oral, combatendo as bactérias que originam a cárie dentária.

Há doenças que podem ser transmitidas através do beijo, pela saliva, como a mononucleose infecciosa, mais conhecida como a "doença do beijo", herpes labial, candidíase, sífilis, entre muitas outras.

O beijo é um dos principais motivos que incentivam as pessoas a uma melhor higienização da boca, de modo a garantir um melhor hálito.

O mau hálito é algo que inibe as pessoas de darem um beijo, de se socializarem, de conversarem abertamente com outras pessoas. As pessoas ficam retraídas.

Muitas vezes, o mau hálito é causado pela inexistência de bons hábitos de higiene oral, mas pode também ser um sinal de algum problema de saúde. O diagnóstico correto e atempado vai contribuir para que o  tratamento seja eficaz.

A aparência também é um aspeto bem relevante quando o assunto é a falta de dentes. Por vezes, as pessoas que não se sentem bem com elas próprias, não conseguem retribuir o afeto. Têm vergonha de dar um beijo aos filhos, escondem ao parceiro que usam uma prótese, receando que a prótese possa cair quando dá uma gargalhada ou quando está a comer ou quando dá um simples beijo.

E é aqui que temos a noção de que os dentes são mais do que aquilo que nós pensamos que são. Os dentes permitem partilhar e receber sentimentos.

É importante ter uma boa saúde oral para não haver constrangimentos na hora de dar e receber afeto. Tal como coloca perfume e se penteia para ir ter com a sua cara-metade, não se esqueça de tratar do seu maior cartão-de-visitas, o seu sorriso.

Quando temos um sorriso aberto e saudável, sentimos que conseguimos transmitir o que queremos. E como é bom transmitir esse amor e felicidade à sua cara-metade num ato tão simples, como um beijo.

A Medical Art Center possui uma equipa multidisciplinar focada nas necessidades dos nossos pacientes. O seu bem-estar é a nossa prioridade. Não adie o seu sorriso. Visite-nos.

Feliz dia de S. Valentim.

Medical Art Center,

Quem Ama Cuida.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados