Nacional

"Já ouviu falar sobre a síndrome de deficiência postural?": Prof. Dr. João Espírito Santo explica tudo!

A síndrome da deficiência postural é uma condição caracterizada pelo desalinhamento e desequilíbrios na postura do corpo.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 3 jul 2023, 18:32
Prof. Dr. João Espírito Santo
Prof. Dr. João Espírito Santo

Embora associados principalmente a problemas musculoesqueléticos, pesquisas recentes sugerem que as deficiências posturais também podem ter implicações na saúde oral.

Distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM):

Uma das principais áreas em que a deficiência de postura pode afetar a saúde oral é a articulação temporomandibular (ATM). A má postura na região da cabeça e do pescoço pode levar ao desalinhamento da articulação da mandíbula. Pode provocar dor na mandíbula, dificuldade em abrir ou fechar a boca, e até ranger de dentes (bruxismo). A tensão constante na ATM pode contribuir para o desgaste dos dentes, para a tensão muscular e para problemas nas gengivas, afetando, assim, a saúde oral e a qualidade de vida em geral;

Padrões respiratórios:

As alterações posturais, também, podem afetar os padrões respiratórios, levando à respiração oral, em vez da respiração nasal. A respiração oral pode secar os tecidos orais, reduzir o fluxo de saliva e criar um ambiente propício ao crescimento bacteriano. Isso pode aumentar o risco de cáries e doenças gengivais, além de contribuir para o mau hálito;

Má Oclusão:

A má oclusão, ou o desalinhamento dos dentes e maxilares, pode ser influenciada por deficiências posturais.

Indivíduos com má oclusão podem enfrentar um risco aumentado de cárie dentária, doença gengival, dificuldade em higienizar áreas de difícil acesso entre os dentes, dificuldades na mastigação e na fala.

Tensão Muscular Facial

A alteração de postura pode levar ao aumento da tensão muscular nas regiões da face, do pescoço e da mandíbula. A tensão constante nos músculos faciais pode causar desconforto, dor na mandíbula, dores de cabeça e fadiga muscular. Além disso, a tensão muscular facial pode agravar problemas como ranger e apertar os dentes, o que pode levar a problemas dentários e danos às estruturas dentárias.
 

O impacto da síndrome de deficiência postural na saúde oral pode variar de pessoa para pessoa. Esteja atento ao seu corpo e aconselhe-se com o seu médico dentista para que possa avaliar a sua situação específica e fornecer orientações e opções de tratamento adequadas.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados