Nacional

Prof. Dr. João Espírito Santo: "Manter uma boa saúde oral vai além de ter um belo sorriso"

Preservar os dentes desempenha um papel crucial na garantia de saúde oral ao longo da vida, bem-estar geral e uma aparência vibrante e confiante.

Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163
  • 27 jun 2023, 16:11
Prof. Dr. João Espírito Santo
Prof. Dr. João Espírito Santo

Desde a prevenção de problemas dentários, à digestão e comunicação adequadas, a importância de preservar os dentes não deve ser negligenciada.

Seguem algumas razões pelas quais cuidar dos dentes é um investimento sábio na sua saúde geral:

Consulta de rotina: preservar os dentes, por meio de práticas regulares de higiene oral, ajuda a prevenir problemas dentários. Ao remover placa bacteriana, bactérias e partículas de alimentos reduz o risco de cáries, doenças gengivais e perda de dentes. Dentes saudáveis ​​promovem uma boca sem dor e eliminam a necessidade de tratamentos dentários mais invasivos e onerosos no futuro.

 

 A nível da digestão: os nossos dentes são vitais para uma mastigação eficaz. Preservá-los permite mastigar adequadamente os alimentos, dividindo-os em pedaços menores e mais digeríveis. Isso ajuda na absorção eficiente de nutrientes e evita problemas digestivos. Ao manter dentes saudáveis, consegue manter o seu bem-estar nutricional geral.

 

Apelo estético e confiança: preservar os dentes contribui para um sorriso atraente. Uma dentição completa e bem cuidada faz-nos sentir mais confiantes nas interações sociais, tendo um impacto positivo na nossa vida pessoal e profissional. Um sorriso confiante pode deixar uma impressão duradoura e abrir portas para novas oportunidades.

 

Fala e comunicação: os dentes desempenham um papel crucial na fala e na comunicação. Eles ajudam na pronúncia adequada de palavras e sons. Dentes ausentes ou danificados podem dificultar a fala e a comunicação, levando a dificuldades e potencial constrangimento social.

 

Custo-benefício: preservar os dentes é uma abordagem económica para a saúde oral. Consultas de rotina regulares, geralmente, são mais acessíveis do que tratamentos mais invasivos necessários para problemas avançados de saúde oral. Ao investir na preservação dentária, economiza dinheiro a longo prazo, garantindo uma saúde oral ideal.

 

Bem-estar geral: é de salientar que uma má saúde oral tem sido associada a várias condições sistémicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, infecões respiratórias. Ao preservar os seus dentes, reduz o risco dessas possíveis complicações de saúde e promove bem-estar geral.

 Em suma, a saúde oral é frequentemente negligenciada ou deixada para segundo plano. No entanto, a saúde oral é parte integrante da nossa saúde geral. Não subestime o poder de um sorriso saudável e comprometa-se a dar à sua saúde oral a atenção que ela merece para uma vida mais feliz e saudável.

Prof. Doutor João Espírito Santo
Cirurgia Oral e Implantologia / OMD - 04663 / Medical Art Center - Registo na ERS n.º139163

Relacionados

Patrocinados