Entrevistas

João Espírito Santo aguarda resultado de nova biópsia: "Vou ter de esperar três semanas"

Depois de ter revelado, recentemente, que lhe foi diagnosticado um tumor, João Espírito Santo falou com a SELFIE sobre a forma como está a lidar com o problema de saúde.

João Espírito Santo começa por explicar que, após ter sentido uma massa na mama direita, que relativizou, no início, começou a sentir algumas dores e decidiu, então, realizar alguns exames de diagnóstico.

Após realizar uma ecografia mamária e uma mamografia, acabaria por receber um primeiro diagnóstico de que estaria com cancro. João Espírito Santo faz questão de relativizar o problema de saúde e começa por dizer, em declarações à SELFIE: "Não podemos pensar que somos imortais e que a doença do século não nos toca. Vai tocar-nos a todos, de forma mais ou menos transversal, e temos de estar preparados é para a reação à mesma."

Apesar de a médica ter feito um diagnóstico errado, João Espírito Santo assegura que nunca ficou aborrecido com a profissional de saúde. "Tenho uma capacidade de arrumar os problemas. E penso exatamente da mesma forma como paciente do que como médico. Entrego-me completamente nas mãos das pessoas que me diagnosticam e me aconselham. Tenho uma situação e tenho de a saber gerir e, sendo médico, tenho consciência de que o erro pode acontecer e que os exames ou as imagens radiológicas nem sempre nos dão um diagnóstico preciso. Os médicos são humanos! Não ficou qualquer tipo de ressentimento e continuo a contar com a médica na equipa que me segue", explica o médico dentista.

Diagnosticado com uma fascite nodular, João Espírito Santo aproveita, ainda, para deixar um alerta: "Os homens devem estar tão preocupados com o cancro da mama - porque também existe - como com o cancro da próstata ou a condições cardiovasculares, porque são condições associadas ao estilo de vida e à idade."

Entretanto, João Espírito Santo foi operado pela segunda vez e aguarda, agora, os resultados da biópsia. "Estou convicto de que vai correr tudo bem. Vou ter de esperar três semanas pelo resultado, mas vou esperar com tranquilidade e aceitar aquilo que Deus me dá. Tenho muitos motivos para ser feliz e só tenho de aceitar que a vida é uma passagem", frisa o médico dentista.

Relacionados

Patrocinados