"Quando eu vim para esse mundo/ Eu não atinava em nada/ Hoje, eu sou Gabriela/ Gabriela, eh... meus camaradas." Era com estes versos, cantados por Gal Costa, que os portugueses aguardavam a exibição de mais um capítulo de "Gabriela", a primeira telenovela brasileira, exibida no nosso país.
O sucesso desta história, baseada no livro de Jorge Amado, foi retumbante. Aliás, no dia da exibição do último capítulo da novela, a 16 de novembro de 1977, as reuniões da Assembleia da República chegaram a ser adiadas para uma hora posterior à exibição das emoções finais de "Gabriela".
Sónia Braga era a atriz que dava vida à protagonista da história, uma jovem sem maldade e de espírito livre. De imediato, tornou-se famosíssima, em Portugal, e considerada uma sex symbol.
Desde então, Sónia Braga continuou a construir um sólido percurso na representação. Além de ter participado em novelas, como "Dancin’ Days" e "Força de um Desejo", a veterana atriz, que tem, agora, 71 anos, protagoniza filmes que têm feito sucesso tanto no Brasil, como no resto do mundo. É o caso de "Aquarius" e "Bacarau".
Veja, agora, como Sónia Braga está irreconhecível, na galeria de fotografias que preparámos para si.