Entrevistas

Orgulhosa, Fátima Lopes assume: "Foi uma noite mágica"

A estilista Fátima Lopes completou 30 anos de carreira no passado dia 19 e assinalou a data com um desfile comemorativo, que se realizou no sábado, dia 24.

80 manequins, cerca de duas mil pessoas na plateia e 30 anos de sonhos e desafios: este é o resumo do desfile comemorativo do trigésimo aniversário de carreira da estilista Fátima Lopes, que aconteceu no passado sábado, dia 24, no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda, em Lisboa.

A SELFIE esteve à conversa com a designer, que não podia estar mais feliz.

As expectativas foram superadas?
Foram superadas a 1000 por cento, valeu muito a pena. Foi muito duro, porque trabalhei muito. Neste último mês, trabalhei, à vontade, entre 13 e 15 horas, por dia. Nas últimas duas semanas, não jantei. Mas foi, assim, uma sensação de missão cumprida. Foi uma noite mágica! Todos nós vibrámos! Quando os manequins saíam da passerelle, alguns tremiam, de emoção. Nem estava a perceber bem o que acontecia dentro da sala, mas, quando entrei, percebi, porque era mágico, realmente. O calor humano, a simpatia, as saudades. Conhecia toda a gente que lá estava. E foram quase duas mil pessoas.

E em relação à coleção que desenhou e apresentou?
Acho que consegui fazer a coleção que sonhei, porque havia um misto destas três décadas de moda, mas 100% atual. Para mim, esta foi a coleção! Hoje em dia, já não tenho aquele receio de agradar ou de querer provar alguma coisa a alguém. Hoje em dia, desenho por prazer. Fiz tudo aquilo que me apeteceu e, se tivesse mais tempo, tinha feito mais coisas (risos), mas, mesmo assim, foram 80 coordenados. Foi o desfile com o maior número de manequins de sempre, em Portugal.

Como tem sido o feedback das pessoas que assistiram ao desfile?
Espetacular, muito bom! E consegui fazer uma coisa: mostrar que a moda é para toda a gente. Durante muitos anos, fui acusada de só fazer moda para magras e a intenção foi mostrar que a moda é para todos. Já recebi vários telefonemas de pessoas que não têm nem idade, nem corpos de manequins, que não tinham noção de que eu fazia roupa para elas. Isto é muito engraçado e mais uma razão para eu dizer que a missão foi cumprida. As pessoas não têm noção do que é criar uma coleção de 80 coordenados, preparar um mega evento, com uma equipa pequena - porque pensam que temos uma equipa gigante -, é uma equipa pequena, mas é uma equipa motivada. Não é o meu desfile, é o nosso desfile. E depois ter a Face Models [agência de modelos da qual é CEO] toda junta, é trabalhar em família. Isto faz toda a diferença. Foi um prazer total.

Fechado este capítulo, o que se segue?
Tenho uma grande novidade, que irei partilhar, em breve. Em relação aos desfiles, volta tudo ao normal, a partir de agora. Haverá, novamente, desfile, de seis em seis meses, com a promessa de que serão assim, como foi este. A fasquia subiu e este sempre foi o meu objetivo: superar o anterior.

Veja, agora, as fotografias do desfile Outono/Inverno 2022/2023, da estilista Fátima Lopes, na galeria de imagens que preparámos para si! Espreite, ainda, quem foram os famosos que marcaram presença no evento.

Relacionados

Patrocinados