Entrevistas

Sónia Tavares: "É um regresso e uma despedida"

Em declarações exclusivas à SELFIE, a cantora Sónia Tavares falou sobre "um regresso e uma despedida" a nível profissional.

Em 2024, assinalam-se os 25 anos desde o falecimento de Amália Rodrigues e completam-se 15 anos desde o lançamento do projeto Amália Hoje, que revisita alguns temas eternizados pela voz da fadista.

Com duas efemérides tão marcantes, o grupo acabou por regressar, tendo lançado uma nova versão: desta vez, foi o "Fado Amália" que ganhou uma roupagem diferente.

Em exclusivo à SELFIE, Sónia Tavares falou-nos sobre os motivos para a escolha desta canção: "Era uma das canções que tínhamos deixado de fora na altura [há 15 anos] por uma questão de alinhamento. Era uma canção de que o Nuno [Gonçalves] já me tinha falado que queria revisitar e, de repente, também nunca deixámos a hipótese de lá voltar. Este ano, fazem 15 anos desde que surgiram os Amália Hoje e completam-se 25 anos desde o falecimento da Amália e decidimos celebrar na realidade aquilo que nos juntou."

"É um regresso e uma despedida, porque só assim faz sentido. Temos precisamente o 'Fado Amália' que escolhemos, que é um fado com caminhos imensos para adaptar a uma versão mais pop, digamos assim, porque é um dos nossos fados preferidos da Amália e não podia mesmo passar sem ser assinalado. Fizemos um videoclipe também, tendo em conta que todas nós, sobretudo as mulheres, temos a Amália, carregamos a Amália, nem que fosse pela educação que tivemos com as nossas mães, com as nossas avós, qualquer coisa. E, de repente, a ideia do vídeo também é essa, já que há imagens que criámos pela inteligência artificial e conseguimos pôr essas mulheres a terem os traços da Amália, como se precisamente todas levássemos a Amália connosco", completou.

Recorde-se que foi Sónia Tavares a responsável pela realização do videoclipe, tal como a própria também nos contou em exclusivo.

Veja, agora, o videoclipe do tema "Fado Amália", interpretado pelos Amália Hoje.

Relacionados

Patrocinados