TVI

Manuel Luís Goucha é ateu? O apresentador esclarece!

Foi através do Instagram que o apresentador Manuel Luís Goucha deixou um esclarecimento junto de todos os seguidores.

Sem dúvida que a semana passada foi inesquecível para Manuel Luís Goucha que, a convite da direção da TVI, cobriu a Jornada Mundial da Juventude, cuja edição atual decorre em Portugal até este domingo, dia 6.

Num vídeo partilhado no Instagram, o apresentador, de 68 anos, aproveitou para agradecer as mensagens de apreço pelo trabalho desenvolvido nestes últimos dias, mas também fez questão de responder a "três ou quatro mensagens que perguntavam por que razão a TVI escolheu um ateu para acompanhar a vinda do Papa a Portugal".

"Nunca disse ser ateu. Estão a colocar palavras na minha boca que nunca proferi. Sempre me disse agnóstico", esclareceu Manuel Luís Goucha, que distinguiu, ainda, ambas as condições: "Ateu é aquele que não acredita em Deus, ponto final. Agnóstico é aquele que não acredita em Deus, mas não nega a existência de Deus."

No entanto, o comunicador fez questão de esclarecer que, no desempenho do respetivo trabalho, em nada importa a crença do profissional: "Ali estava um profissional de televisão que, a partir do momento em que aceitou o desafio da direção da TVI, tem de ser isento, digno, imparcial. E procurei sê-lo, como sempre faço."

Manuel Luís Goucha sublinhou, também, que este tipo de discriminação "é atraiçoar o apelo que o Papa fez": "Todos temos lugar, todos cabem na igreja. Aliás, eu diria: todos cabemos na vida."

"Estes três dias fizeram muito sentido na minha vida, talvez não tenham vindo por acaso…  Nos últimos três anos [desde que tem apresentado o programa 'Goucha'], tenho aprendido a escutar o outro e a olhar para outro despido de preconceito", destacou, ainda.

Veja, agora, o vídeo partilhado por Manuel Luís Goucha.

Relacionados

Patrocinados