Muitos papéis marcantes são aqueles que compõem o percurso profissional de Nívea Maria, tanto no teatro, como na televisão e no cinema. No entanto, existe uma personagem que ficará, para sempre, no imaginário dos espetadores do lado de cá e do lado de lá do Atlântico: trata-se da tímida Jerusa, da novela "Gabriela", baseada no romance de Jorge Amado.
Na história, Jerusa era uma amiga inseparável de Malvina, interpretada por Elisabeth Savalla, e acaba por se apaixonar por Mundinho Falcão, a quem o saudoso ator José Wilker deu vida.
Emitida, pela primeira vez, em 1975, "Gabriela" foi mais um projeto que cimentou a carreira de Nívea Maria. De lá para cá, a veterana atriz, hoje com 74 anos, só tem somado personagens inesquecíveis, como Ximena, de "Pedra Sobre Pedra"; Edna, de "O Clone" e Kochi, de "Caminho das Índias".
Atualmente, Nívea Maria continua a trabalhar na área da representação: por exemplo, neste momento, a renomada atriz sobe ao palco, juntamente com o ator Rainer Cadete, com a peça "Norma".
Veja, agora, como Nívea Maria está diferente, na galeria de fotografias que preparámos para si.